Redação | 21 de agosto de 2025 - 09h20

Hashioka pede reforma urgente em escola estadual de Nova Casa Verde

Estrutura da unidade preocupa comunidade local; problemas incluem vazamentos, fossas saturadas e segurança comprometida

Educação e Infraestrutura
"As reformas são fundamentais para garantir um ambiente seguro, limpo, digno e propício ao aprendizado dos estudantes", afirmou Hashioka - (Foto: Luciana Nassar/ALEMS)

A precariedade na estrutura da Escola Estadual Professor Luiz Carlos Sampaio, no distrito de Nova Casa Verde, em Nova Andradina, levou o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) a apresentar uma indicação em caráter de urgência ao Governo de Mato Grosso do Sul.

Endereçado ao secretário de infraestrutura e logística, Guilherme Alcântara de Carvalho, e ao secretário de educação, Hélio Queiroz Daher, o pedido propõe a revitalização completa da unidade escolar, que atende estudantes da zona rural.

Entre os principais problemas apontados pela comunidade escolar estão banheiros e cozinha em condições precárias, constantes vazamentos e entupimentos no sistema de encanamento, além de fossas sépticas saturadas que causam vazamentos. A solicitação inclui ainda a pintura total do prédio e a elevação do muro da escola, medida considerada essencial para melhorar a segurança e evitar o acesso de pessoas não autorizadas ao local.

“Essas melhorias são essenciais para oferecer um ambiente seguro, limpo e adequado para o aprendizado. Elas refletem o desejo dos alunos, professores, funcionários e da própria comunidade”, justificou o parlamentar ao apresentar a proposta na sessão ordinária da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (20).

A medida busca garantir melhores condições para o ensino e reforça o compromisso com a qualidade da educação nas áreas rurais do Estado.