Walmart retira camarões congelados de 13 estados dos EUA após alerta de contaminação radioativa
FDA solicita recall de camarões da marca Great Value após detecção de Césio-137, um isótopo radioativo, em produtos importados da Indonésia
SUSPEITA DE CONTAMINAÇÃOO Walmart retirou do mercado camarões crus congelados em 13 estados dos Estados Unidos após um alerta da Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA), que detectou a presença de Césio-137, um isótopo radioativo, em amostras de camarões empanados importados da Indonésia.
A FDA pediu a retirada de três lotes de camarões da marca Great Value, com códigos de lote 8005540-1, 8005538-1 e 8005539-1, todos com validade até 15 de março de 2027. O alerta se seguiu à descoberta de Césio-137 em contêineres de transporte e em uma amostra de camarão empanado. A substância é um subproduto de reações nucleares, com presença natural no ambiente, mas em pequenas quantidades.
O risco à saúde dos consumidores é considerado "bastante baixo", segundo Donald Schaffner, especialista em segurança alimentar da Universidade Rutgers. Apesar disso, a FDA recomenda que os consumidores descartem os camarões afetados para evitar a exposição prolongada à radiação de baixa intensidade.
O Césio-137 foi detectado em contêineres enviados para os portos dos EUA, como Los Angeles, Houston, Miami e Savannah, e, apesar de os produtos processados pela empresa P.T. Bahari Makmur Sejati não terem acionado alertas inicialmente, alguns lotes chegaram ao Walmart.
Os camarões afetados foram vendidos em diversos estados, incluindo Alabama, Flórida, Geórgia, Texas e Virgínia Ocidental. A empresa orientou os consumidores a devolverem os produtos nas lojas Walmart para reembolso ou descartá-los.
(COM INFORMAÇÕES DA AP)