ALEMS cria Frente Parlamentar para defender profissionais da saúde
Grupo terá o foco na valorização e proteção dos trabalhadores da saúde pública e privada de MS
CASA DE LEISA Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) estabeleceu, nesta quarta-feira (20), uma nova Frente Parlamentar em Defesa dos Profissionais da Saúde. O grupo tem como objetivo melhorar as condições de trabalho e promover a valorização dos profissionais da saúde pública e privada no Estado. A decisão foi publicada no Diário Oficial da Casa de Leis e vai fortalecer a atuação desses trabalhadores, além de propor políticas públicas para garantir a sua integridade física e emocional.
A Frente Parlamentar será composta por 12 deputados e deputadas, com representantes de diversos partidos, como PSDB, PT, Republicanos, MDB, PL, PSB, PSD e União. Entre os nomes que fazem parte do grupo estão as deputadas Lia Nogueira (PSDB) e Gleice Jane (PT), além dos deputados Caravina (PSDB), Junior Mochi (MDB) e Paulo Duarte (PSB), entre outros.
A principal missão do grupo será atuar em prol de medidas que protejam e fortaleçam a atuação dos profissionais de saúde, buscando uma melhoria nas condições de trabalho desses trabalhadores, essenciais para a saúde pública de MS. O objetivo é desenvolver políticas que atendam tanto à integridade física quanto emocional desses profissionais, que enfrentam desafios diários nas unidades de saúde do estado.
A criação desta Frente Parlamentar eleva para quatro o número de grupos na ALEMS dedicados a temas ligados à saúde. Além dessa, já existem outras três frentes, voltadas ao apoio aos agentes comunitários de saúde, defesa das santas casas e hospitais filantrópicos, e segurança alimentar e nutricional.