Inep divulga resultado de recursos para atendimento especializado na Prova Nacional Docente
Primeira edição da PND tem mais de 1,1 milhão de inscritos; exame será aplicado em outubro e poderá ser usado em concursos públicos a partir de 2026
EDUCAÇÃOO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta semana o resultado dos recursos dos pedidos de atendimento especializado para a Prova Nacional Docente (PND). Os candidatos que tiveram solicitações negadas inicialmente já podem conferir a resposta na Página do Participante, dentro do Sistema PND.
De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, a primeira edição da avaliação recebeu mais de 1,1 milhão de inscrições.
Como funciona o atendimento especializado
Os candidatos que anexaram documentos, declarações ou pareceres médicos, mas tiveram novamente o pedido indeferido, só contarão com os recursos de acessibilidade informados na inscrição. Nesses casos, não terão direito a tempo adicional, calculadora ou correção diferenciada da prova.
A primeira edição da PND
Apelidada de “CNU dos Professores”, a Prova Nacional Docente será aplicada pelo Inep no dia 26 de outubro. O exame será composto por questões discursivas e de múltipla escolha, divididas entre formação geral e formação específica, em 17 áreas de avaliação. Os itens serão baseados em situações-problema e estudos de caso.
Segundo o MEC, a PND não é concurso público, seleção unificada ou certificação para o magistério, mas um instrumento para avaliar a formação dos docentes e estimular a abertura de concursos e processos seletivos pelas redes estaduais e municipais.
Uso das notas a partir de 2026
A partir de 2026, secretarias de educação poderão usar os resultados da PND como etapa única ou complementar em concursos públicos e processos simplificados de contratação de professores para a educação básica.
Na edição inaugural, 22 redes estaduais e 1.508 municípios — incluindo 18 capitais — aderiram de forma preliminar ao projeto. A adesão, contudo, não obriga estados e municípios a utilizar os resultados em todos os processos seletivos.