Mato Grosso do Sul recebe reconhecimento nacional e lança selo estadual de sustentabilidade
Durante o 1º Seminário MS Multiplica, Estado aderiu à Agenda Ambiental da Administração Pública e apresentou o Selo Azul A3P
SUSTENTABILIDADEO Governo de Mato Grosso do Sul deu um passo importante rumo à consolidação de políticas públicas sustentáveis. Durante o 1º Seminário MS Multiplica, realizado nesta terça-feira (19) em Campo Grande, o Estado recebeu do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima o selo de adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), um dos mais relevantes programas de gestão socioambiental do setor público no Brasil.
Na mesma ocasião, foi lançado oficialmente o Selo Azul A3P Estadual, iniciativa pioneira que vai avaliar e reconhecer secretarias, autarquias e órgãos públicos de acordo com suas práticas ambientais. O objetivo é estimular o engajamento, promover eficiência na gestão de recursos e consolidar a sustentabilidade como valor transversal da administração pública.
Compromisso com cinco eixos estratégicos - Com a adesão à A3P, Mato Grosso do Sul passa a alinhar sua gestão a cinco pilares:
-
uso racional dos recursos naturais e bens públicos;
-
gestão adequada de resíduos;
-
qualidade de vida no ambiente de trabalho;
-
capacitação e sensibilização de servidores;
-
compras públicas sustentáveis.
Segundo o secretário de Administração, Frederico Felini, a aplicação prática dessas medidas será percebida no cotidiano da máquina pública. “O Selo Azul A3P Estadual é uma ferramenta de engajamento e reconhecimento. Queremos estimular os órgãos a adotarem metas que se revertam em economia, eficiência e transformação cultural dentro da gestão pública”, destacou.
Liderança e protagonismo nacional - O reconhecimento foi celebrado por autoridades estaduais e federais. O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, ressaltou a importância do momento.
“Vivemos um tempo em que a sociedade clama por soluções mais humanas e responsáveis. Mato Grosso do Sul prova que é possível governar com consciência ambiental, responsabilidade social e transparência. Este é apenas o começo e nosso Estado será referência nacional em gestão pública sustentável”, afirmou.
A primeira-dama, Mônica Riedel, madrinha do projeto, reforçou a importância da mudança cultural. “Cada passo importa. Uns já estão avançados, outros estão começando, mas o importante é iniciar essa caminhada. Cada esforço no dia a dia faz a diferença para termos uma sociedade mais consciente e justa”, disse.
Já o coordenador nacional da A3P, Pablo de Ávila Saldo, que representou a ministra Marina Silva no evento, destacou o protagonismo estadual. “É uma satisfação ver Mato Grosso do Sul assumindo a liderança e institucionalizando a sustentabilidade como política de Estado. O exemplo daqui servirá de inspiração para outros estados”, afirmou.
Seminário MS Multiplica - O evento reuniu gestores, servidores e especialistas em sustentabilidade. Ao longo do dia, foram apresentadas experiências práticas e assinado um termo de cooperação com os Correios para implementação da A3P. Também foi firmado acordo de cooperação com a Fiems (Federação das Indústrias de MS), por meio do sistema Esgov, voltado à promoção de boas práticas de governança e sustentabilidade.
Entre as iniciativas já em andamento no Estado estão programas de eficiência energética, coleta seletiva, digitalização de processos e incentivo à mobilidade sustentável. À tarde, dez casos de sucesso desenvolvidos por órgãos estaduais, pelo Tribunal de Contas de MS, pela Fiems e pelos Correios foram compartilhados como exemplo.
O MS Multiplica marca o início de um ciclo de engajamento que busca envolver gestores, servidores e sociedade civil na consolidação da sustentabilidade como pilar da administração pública.