Juliano Galisi | 20 de agosto de 2025 - 11h00

Bia Lula diz que Janja 'blinda' imagem do presidente e critica machismo em ataques à primeira-dama

Neta mais velha de Lula afirma que esposa do petista humaniza a imagem do presidente e rebate críticas de aliados que se queixam do acesso restrito a ele

POLÍTICA
Lula com a neta, Maria Beatriz, conhecida como 'Bia Lula' em 2015 - (Foto: Lula Marques/Agência PT)

A comunicóloga Maria Beatriz da Silva Sato Rosa, de 27 anos, conhecida como Bia Lula, elogiou o papel da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, na rotina e na imagem pública do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em entrevista ao portal Metrópoles, publicada nesta quarta-feira (20), ela afirmou que Janja “não é uma primeira-dama típica” e que sua atuação tem servido para “blindar” a imagem do avô.

“Janja não é uma primeira-dama típica: gosta de trabalhar, botar a mão na massa. Cumpre bem seu papel, e as pessoas sempre vão falar, porque é mulher, porque é esposa do presidente, porque aparece mais do que o esperado. Mas eu acho que ela faz um ótimo trabalho”, disse Bia Lula.

Segundo a neta mais velha de Lula, que tem se destacado nas redes sociais com comentários políticos, Janja tem papel estratégico na comunicação pessoal do presidente.

Ela destacou que os vídeos gravados pela primeira-dama muitas vezes mostrando Lula em momentos íntimos, como plantando árvores, pescando ou cuidando de animais — contribuem para aproximar a população. “A Janja é completamente antenada. Vai pesquisando, sabendo de tudo. Acho que ela traz de volta um olhar mais humano para o meu avô, que tinha se perdido com tantos escândalos, prisão, notícias ruins. Os vídeos dela mostram esse lado mais próximo”, afirmou.

Bia Lula também comentou as críticas de aliados que reclamam da limitação de acesso ao presidente, atribuída à atuação de Janja. Para ela, parte das queixas se explica por “ciúmes” e por um “machismo estrutural enraizado”. “Bem ou mal, ela ajuda a blindar a imagem do meu avô, e isso protege. Acho que ela faz de tudo para ajudá-lo, jamais para prejudicá-lo. Quem ama não quer prejudicar.”

Embora não ocupe cargo oficial no governo federal, Janja tem representado o Brasil em eventos e cerimônias no exterior. Como revelou o Estadão, o “time informal” da primeira-dama já custou mais de R$ 1,2 milhão em diárias e translados pagos com recursos públicos.

Ativa nas redes sociais, Bia Lula vem ganhando visibilidade ao comentar a política nacional e internacional. Em julho, publicou vídeo criticando o tarifaço imposto pelos Estados Unidos e ironizando a postura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Neste mês, voltou a provocar ao publicar gravação em tom de deboche sobre a prisão domiciliar do ex-presidente.