Iury de Oliveira | 20 de agosto de 2025 - 08h10

Prêmio IEL de Talentos destaca estagiários e projetos inovadores de Mato Grosso do Sul

Cerimônia reconheceu iniciativas de destaque em estágio e pesquisa; vencedores representarão o estado na etapa nacional, em dezembro

EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO
Vencedores da etapa regional do Prêmio IEL de Talentos são homenageados em cerimônia realizada na Escola Senai da Construção, em Campo Grande - (Foto: Divulgação)

O Prêmio IEL de Talentos reconheceu, nesta segunda-feira (19), os melhores estagiários e projetos desenvolvidos por estudantes e instituições de Mato Grosso do Sul. A cerimônia foi realizada na Escola Senai da Construção, em Campo Grande, e celebrou iniciativas de destaque na formação profissional e na inovação aplicada no ambiente corporativo.

Com um total de 675 projetos inscritos em todo o país, número que mais que dobrou em relação ao ano anterior, a etapa regional premiou os vencedores de seis categorias, com direito a troféu, certificados e outros prêmios, como tablets. Os primeiros colocados garantiram vaga na etapa nacional do prêmio, marcada para 3 de dezembro, em Recife (PE).

De acordo com o superintendente do IEL em Mato Grosso do Sul, José Fernando do Amaral, o aumento expressivo nas inscrições reforça a importância do reconhecimento. “Foram seis projetos classificados que passaram por um crivo rigoroso. Isso valoriza o estado, valoriza a inovação, dá um sangue novo para o Sistema Indústria como um todo, para os estagiários e para as empresas que também são premiadas”, afirmou.

O prêmio é estruturado em duas grandes frentes: IEL Estágio e Inova Talentos, que se subdividem nas modalidades Educação Inovadora, Estágio Inovador, Estagiário Inovador, Artigo Inovador e Projeto Inovador. A intenção é destacar o impacto positivo do estágio, da pesquisa aplicada e do investimento das instituições de ensino e empresas no desenvolvimento de talentos.

O superintendente do IEL em Mato Grosso do Sul, José Fernando do Amaral

Projeto com animais silvestres leva duas premiações - Um dos destaques desta edição foi o Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS), que conquistou o primeiro lugar na modalidade Estágio Inovador e teve ainda o estudante Matheus Sthanley Ferreira Firme reconhecido como o Estagiário Inovador. O projeto apresentado por Matheus, intitulado “Do Campo à Ciência: estágio em conservação aplicada”, envolveu monitoramento de espécies como o tatu-canastra por meio de armadilhas fotográficas no Pantanal e Cerrado.

Agora formado em Ciências Biológicas pela UFMS, Matheus destacou a importância do projeto para sua carreira. “O ICAS investiu muito em mim. Vou continuar trabalhando lá e contribuindo para a conservação das espécies”, disse. O estágio também resultou na elaboração de um artigo científico, atualmente em fase final de escrita.

Artigo sobre irrigação no cultivo de eucalipto é premiado - Outra iniciativa premiada foi a da engenheira agrícola Izabelle de Paula Sousa, da empresa Suzano. Ela conquistou o primeiro lugar na modalidade Artigo Inovador, com o trabalho “Gestão da Irrigação na Fase Inicial do Plantio de Eucalipto - uma abordagem baseada no balanço hídrico”, resultado de dois anos de pesquisa.

A engenheira destacou a importância do reconhecimento. “É muito gratificante ver esse trabalho sendo valorizado. A empresa sempre incentivou a pesquisa e isso foi fundamental para o desenvolvimento do projeto”, afirmou.

Confira os vencedores da etapa regional do Prêmio IEL de Talentos

Educação Inovadora
1º lugar – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
2º lugar – Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
3º lugar – Novoeste Educacional

Estágio Inovador
1º lugar – Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS)

Estagiário Inovador
1º lugar – Matheus Sthanley Ferreira Firme (Do Campo à Ciência)
2º lugar – Marcia Aline Melo Costa Bartholomeu (Brincar Sem Limites)
3º lugar – Lua Aline da Silva Balieiro (Práticas Clínicas)

Projeto Inovador
1º lugar – SESI
2º lugar – Senai Empresa

Artigo Inovador
1º lugar – Izabelle de Paula Sousa (Gestão da Irrigação no Plantio de Eucalipto)

Próximo passo: Etapa nacional - Com os primeiros colocados definidos na fase regional, os representantes de Mato Grosso do Sul agora seguem para a disputa nacional. A expectativa, segundo o superintendente José Fernando do Amaral, é positiva. “Temos projetos com grande potencial de representarem bem o estado em Recife. Acreditamos muito no que está sendo desenvolvido aqui”, completou.

O Prêmio IEL de Talentos é uma das principais vitrines do país para o reconhecimento de iniciativas que aproximam estudantes, empresas e instituições de ensino, com foco na inovação e na transformação da realidade do mercado de trabalho.