Brasil amplia exportações de proteína animal com novos mercados na Indonésia e Argélia
Acordo com país asiático autoriza envio de carne bovina com osso e derivados; Argélia abre mercado para ovinos vivos
ECONOMIAO Brasil passará a exportar carne bovina com osso, miúdos, produtos cárneos e preparados de carne para a Indonésia, conforme anúncio conjunto feito nesta terça-feira (19) pelos ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa) e das Relações Exteriores (MRE).
Com 283 milhões de habitantes, a Indonésia é o quarto país mais populoso do mundo e tem sido considerada um mercado estratégico para o setor de proteína animal. O aumento da renda média e a expansão da classe média urbana têm impulsionado o consumo de carne bovina no país asiático.
Em 2024, a Indonésia importou US$ 4,2 bilhões em produtos agropecuários brasileiros, com destaque para o complexo sucroalcooleiro, soja, fibras e produtos têxteis.
Segundo o Mapa, com a nova habilitação, o Brasil soma 402 mercados abertos para exportações agropecuárias desde o início de 2023.
A pasta também confirmou a abertura do mercado da Argélia para ovinos vivos — ovelhas, carneiros e cordeiros. A medida deve beneficiar diretamente a cadeia produtiva da ovinocultura, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.