Erem Carla | 19 de agosto de 2025 - 11h55

Filho de Renato Russo notifica Zema por uso de música da Legião Urbana

Giuliano Manfredini notificou governador de Minas Gerais após uso não autorizado de 'Que País é Este' em evento de pré-candidatura à Presidência

DIREITOS AUTORAIS
Romeu Zema utilizou trecho de 'Que País É Este', e gerou reação de Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo - Foto: @romeuzemaoficial via Instagram/Nilton Fukuda/Estadão

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), se viu envolvido em uma polêmica com os herdeiros da banda Legião Urbana após utilizar a música "Que País é Este" durante o lançamento de sua pré-candidatura à Presidência da República. A canção, composta por Renato Russo, foi tocada no evento e divulgada nas redes sociais de Zema, o que gerou uma notificação extrajudicial contra o partido.

Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo e responsável pelo espólio da banda, enviou a notificação, acusando o uso não autorizado da música em um ambiente político-partidário. Segundo informações do jornal O Globo, a notificação, dirigida à sede do partido Novo em Minas Gerais, exige que Zema e o partido se abstenham de usar a música em futuras publicações ou eventos, tanto no Instagram quanto em outras plataformas.

Após a divulgação da notificação, Zema se posicionou publicamente. Na madrugada de terça-feira, 19, o governador postou um vídeo de Renato Russo, onde o cantor defendia de forma irônica valores como "tradição, família e propriedade" e se descrevia como "um capitalista nato". Na legenda, Zema escreveu: "Concordo 100% com Renato Russo: um país deve preservar suas tradições, família é a base de tudo, capitalismo é o melhor sistema de governo para gerar riqueza e tirar as pessoas da pobreza. Viva Legião!".



Lançada em 1987, "Que País é Este" se tornou um dos maiores sucessos da Legião Urbana, sendo um marco de crítica social e política, com versos que questionam a corrupção, a desigualdade e a falta de perspectivas no Brasil.