Jaime Verruck é homenageado pela Câmara em aniversário da Embrapa Gado de Corte
Sessão solene marcou entrega de medalha legislativa a personalidades ligadas à pesquisa agropecuária
HOMENAGEMA Câmara Municipal de Campo Grande realizou nesta segunda-feira (18) sessão solene em comemoração aos 50 anos da Embrapa Gado de Corte. O secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, foi um dos homenageados com a Medalha Legislativa “Afonso Nogueira Simões Corrêa”.
O presidente da Casa, vereador Epaminondas Vicente Neto (PSDB), o Papy, destacou a contribuição da instituição para a pecuária sul-mato-grossense. “A Embrapa Gado de Corte tem sido referência nacional na produção de carne bovina e exportado tecnologia. Ela nutre os rebanhos do Estado com genética e melhoramento que garantem ao consumidor uma carne de qualidade”, afirmou.
Verruck, doutor em gestão e políticas públicas pela Universidade Complutense de Madrid, lembrou que os avanços obtidos pelo setor são resultado direto do trabalho da Embrapa. “A pecuária brasileira é aquilo que a Embrapa Gado de Corte conseguiu produzir, seja na melhoria de pastagem, genética, tecnologias ou manejo”, disse.
Segundo ele, a competitividade alcançada pelo país também gerou maior exposição internacional. “Se a pecuária brasileira está onde está hoje, é porque as pessoas que atuaram na Embrapa tiveram papel fundamental. É uma pecuária competitiva e global. E é criticada justamente por ser competitiva”, afirmou.
A medalha entregue pela Câmara homenageia personalidades que contribuíram para o desenvolvimento agropecuário. A denominação é uma referência a Afonso Nogueira Simões Corrêa (1921-2016), agrônomo que teve papel decisivo na escolha de Campo Grande como sede do Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte, inaugurado em 1975.