Maria Edite Vendas | 18 de agosto de 2025 - 17h20

Tapioca da Graça conquista Campo Grande com sua inovação e mais de 20 sabores no cardápio

Com receitas afetivas e cardápio diversificado, Graça transformou a tapioca em uma experiência gastronômica única

EXPERIÊNCIA GASTRONÓMICA
Após mudança de estado, Graça mantém viva a tradição da tapioca em novo endereço. - (Foto: Reprodução Instagram)

Graça Machado, de origem nortista, família nordestina e mãe indígena, foi a responsável por inovar o conceito de tapioca em Campo Grande. Com a Tapioca da Graça, localizada na Av. Julio de Castilho, 729, ela conquistou o paladar dos campo-grandenses e foi eleita a melhor tapiocaria da cidade em votação promovida pela agência Sabor Destaque. O sucesso da empreendedora, que possui um cardápio com mais de 20 sabores, é um reflexo de sua dedicação, afetividade pela comida e da união de sua cultura diretamente de Roraima com a gastronomia local.

A ligação de Graça com a tapioca é bem mais antiga, com início há mais de doze anos, quando ainda morava em Juiz de Fora – MG. Ela conta que, ao perceber que a tapioca não era tão popular na cidade, viu ali uma oportunidade de levar um pouco da cultura de seu estado natal, Roraima, e também trabalhar de forma mais flexível. “Observei que a tapioca não era presente em Juiz de Fora, e pensei em levar esse produto para que mais pessoas conhecessem a cultura”, explicou Graça.

A transição para Campo Grande, no entanto, não foi apenas uma mudança de cidade, mas também uma adaptação do cardápio. Graça destaca que no novo estado, a tapioca com carne seca e banana da terra frita se tornou o grande destaque, levando ao readaptação do nome para ‘’Pantaneira’’ em acordo aos costumes da região.

“Aqui em Campo Grande a que mais sai é a de carne seca com banana da terra frita, e eu adaptei o nome depois que descobri que aqui tudo que tem carne seca e banana frita é ‘Pantaneira’”, contou Graça Para ela, a aceitação do público foi um ponto positivo: “As pessoas de Campo Grande são muito abertas a conhecer coisas novas, experimentar.”

Graça destaca que o segredo do sucesso de sua tapiocaria está no carinho e na atenção aos detalhes. “Fazemos como se fosse para nossa família. Não existe coisa melhor que ver a satisfação dos meus clientes quando eles comem a tapioca”, afirmou. Ela mesma faz a hidratação da goma, garantindo que o sabor seja sempre fresco e de alta qualidade. “Escolho sempre os melhores ingredientes, faço tudo com muito carinho e atenção.”

Ao contrário da ideia de que as pessoas em Campo Grande seriam mais fechadas, Graça afirmou que a recepção foi muito positiva. “Achei as pessoas de Campo Grande muito simpáticas e comunicativas, me receberam muito bem”, destacou. Ela também compartilhou sua impressão sobre a cidade, comparando-a com um lugar que, mesmo sendo a capital, possui o ar acolhedor de uma cidade do interior. "Campo Grande está no meu coração, sou apaixonada por esse lugar", completou Graça.

O cardápio da Tapioca da Graça oferece uma ampla variedade de sabores, que vão dos tradicionais salgados, como manteiga e queijo minas, até opções mais completas, com carne moída, mussarela, milho e cheddar. Para quem prefere sobremesas, a casa também não deixa a desejar, com clássicos como Romeu e Julieta e novidades como ninho, Nutella e morango. Com preços que variam entre R$ 8 e R$ 28, o cardápio atende a diferentes gostos e orçamentos.