Record volta a exibir novelas turcas em horário nobre a partir de outubro
Com estreia prevista para 13 de outubro, folhetins turcos devem substituir séries bíblicas e desafiar o sucesso de "Três Graças", nova trama da Globo
NOVELASA Record confirmou que irá retomar a exibição de novelas turcas no horário nobre a partir de 13 de outubro. A decisão marca o fim da temporada de séries bíblicas que ocupam a faixa noturna desde junho e será uma nova tentativa de atrapalhar a vida da Globo no horário das nove, especialmente com a estreia de "Três Graças", trama que marca o retorno de Aguinaldo Silva à emissora após sete anos.
O folhetim turco será exibido logo após o término de "Vale Tudo", que atualmente ocupa a faixa nobre na Globo. A Record optou por trazer de volta a produção turca, com o objetivo de concorrer diretamente com a novela de Aguinaldo Silva, que promete agitar as tardes da TV brasileira.
Após a série bíblica "Paulo, O Apóstolo", a Record exibirá a minissérie "A Vida de Jó", com 20 capítulos. Em seguida, a emissora deverá voltar a exibir as novelas turcas. A grande dúvida, no entanto, ainda é sobre qual produção será escolhida para estrear. A emissora está entre duas opções: "Mãe" (2020) e "Iludida" (2021), ambas adquiridas neste ano.
A novela "Mãe" foi um grande sucesso no Globoplay, o streaming da Globo, quando foi lançada em 2023. A produção também foi exibida em 2024 no GNT, canal da Globo na TV por assinatura. O sucesso da trama turca, assim como o de "Força de Mulher", que fez sucesso na Record, ajudou a emissora a adquirir mais conteúdos do tipo para a programação, com a expectativa de atrair um público fiel.
A novela turca "Força de Mulher" fez tanto sucesso na Record que chegou a se tornar a maior audiência diária da emissora, com picos de até 10 pontos de audiência. Esse desempenho, aliado à popularidade das produções turcas, ajudou a Record a tomar a decisão de trazer de volta mais novelas turcas para o horário nobre.
Essa decisão também reflete a tentativa da emissora de criar uma disputa com a Globo, especialmente com a novela "Vale Tudo", que levou algum tempo para se firmar nas audiências de São Paulo. A novela "Três Graças", que estreia em breve na Globo, deve ser o principal desafio para a Record, com uma história forte que promete cativar o público.
A trama de "Três Graças" vai contar a história de uma família formada por avó, mãe e neta que enfrentam a dura realidade da gravidez na adolescência, criando os filhos sozinhas. O elenco conta com nomes como Sophie Charlotte, Arlete Salles, Fernanda Vasconcellos, Grazi Massafera, Enrique Diaz, Gabriela Medvedovski, Murilo Benício, Miguel Falabella e Barbara Reis.
O enredo promete atrair a audiência com temas fortes e personagens profundos, abordando questões sociais e familiares de uma forma intensa. A produção também marca o retorno de Aguinaldo Silva, um dos autores mais consagrados da televisão brasileira, à Globo após sete anos.