18 de agosto de 2025 - 13h50

Quais foram as mudanças no SBT um ano após a morte de Silvio Santos?

Morte do apresentador trouxe mudanças importantes na emissora e no Grupo Silvio Santos, com novas lideranças e reestruturação

TV
O apresentador Silvio Santos durante a gravação do Troféu Imprensa em abril de 2002. SBT passou por diversas mudanças após morte do apresentador. - Foto: Celso Junior/Estadão

Silvio Santos faleceu em 17 de agosto de 2024, aos 93 anos, deixando um legado incomparável como um dos maiores comunicadores da TV brasileira. Além de fundar o SBT, ele construiu um império empresarial, com diversas empresas formando o Grupo Silvio Santos. Passado um ano, as mudanças começaram a acontecer nas funções chave do grupo, refletindo um processo de transição gradual.

Nos últimos anos de sua vida, Silvio Santos foi gradualmente se afastando de suas funções. No SBT, sua filha Patricia Abravanel assumiu o comando do Programa Silvio Santos, enquanto Rebeca Abravanel ficou com o Roda a Roda, e Silvia Abravanel manteve-se à frente do Sábado Animado. Renata Abravanel passou a ser conselheira do Grupo Silvio Santos, e Daniela Beyruti assumiu a presidência do SBT em novembro de 2024.

Em outubro de 2024, após a morte de Silvio, o SBT anunciou a saída de José Roberto Maciel do cargo de presidente do Grupo. Ele ocupava a posição de CEO desde 2011 e havia sido o principal nome da emissora. Marcelo Barp, CFO do grupo, foi presidente interino até a nomeação de Ana Karina Bortoni como presidente oficial em fevereiro de 2025.

Reestruturação 

No processo de reestruturação, o SBT demitiu cerca de 200 funcionários em novembro de 2024. Em uma carta enviada aos demitidos, Daniela Beyruti destacou que as mudanças eram necessárias para a sustentabilidade do negócio. Em fevereiro de 2025, a emissora anunciou um foco renovado na geração de resultados e expansão de seu modelo de negócios, com mudanças na estrutura organizacional que visam melhorar a eficiência interna.

Alterações na grade de programação

Além da reestruturação interna, o SBT também passou por alterações significativas em sua grade de programação. A saída de Raul Gil, após 14 anos no canal, foi um dos pontos altos dessa mudança, com o apresentador citando Daniela Beyruti em sua despedida. Outros nomes conhecidos, como Michelle Barros, Regina Volpato, Paulo Mathias e Márcia Dantas, também deixaram o canal.

Uma mudança particularmente notável foi no Bake Off Brasil. A temporada de 2024 trouxe Fabiana Karla como apresentadora e André Mifano e Carole Crema como jurados. Contudo, em fevereiro de 2025, a emissora anunciou a saída do trio, com o retorno de Nadja Haddad, Beca Milano e Giuseppe Gerundino.

Mais recentemente, o SBT contratou João Silva, filho de Faustão, que estreou com o Programa do João no dia 9 de agosto de 2025.