Escritor Luis Fernando Verissimo segue internado em estado grave
Escritor e cronista segue na UTI do Hospital Moinhos de Vento com pneumonia; família confirmou agravamento do quadro no domingo (17)
BOLETIM MÉDICOO escritor Luis Fernando Verissimo, de 88 anos, permanece internado em estado grave na UTI do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS). O boletim médico divulgado nesta segunda-feira (18) informa que ele recebe todas as medidas de suporte necessárias.
De acordo com familiares, o autor foi internado na última semana com pneumonia e apresentou piora no domingo (17).
Histórico de saúde - Nos últimos anos, Verissimo enfrentou outros problemas de saúde. Em 2021, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), que afetou sua capacidade de organização de pensamentos, embora não tenha comprometido sua compreensão. O episódio ocorreu poucos meses depois de uma cirurgia na mandíbula, realizada em 2020.
O escritor passou por recuperação gradual desde então, com alguns episódios curiosos relatados pela família, como a maior facilidade em se expressar em inglês — idioma que aprendeu ainda na infância, quando viveu nos Estados Unidos.
Filho do renomado escritor Érico Verissimo, Luis Fernando trilhou carreira de destaque na literatura e no jornalismo. É autor de obras marcantes como “O Analista de Bagé”, “O Santinho”, “Comédias para se Ler na Escola”, “Os Espiões” e “Diálogos Impossíveis”, entre muitas outras.
Reconhecido como um dos maiores cronistas brasileiros, escreveu também contos, romances e roteiros. No jornalismo, foi colunista de veículos como O Globo e, a partir de 1988, do Estadão, onde permaneceu até 2021, quando sofreu o AVC.