Entenda o que é o veranico, que vai elevar temperaturas e atingir MS nesta semana
Fenômeno climático provoca calor fora de época, baixa umidade e tempo seco em pleno inverno; MS terá máximas acima dos 40°C
MEIO AMBIENTEMato Grosso do Sul será um dos estados mais afetados pelo veranico, fenômeno climático que provoca calor intenso e tempo seco mesmo durante o inverno. De acordo com o Climatempo, o veranico começa nesta terça-feira (19) e deve seguir até, pelo menos, o domingo (25), com temperaturas ultrapassando os 40°C em algumas cidades sul-mato-grossenses.
O fenômeno se caracteriza por dias consecutivos sem chuva, com forte insolação, ar seco e calor fora de época. Segundo os meteorologistas, isso ocorre por causa de um bloqueio atmosférico, que impede a entrada de frentes frias e altera a direção dos ventos. Com isso, o ar frio do sul dá lugar a ventos quentes vindos do norte e nordeste, o que aquece rapidamente as regiões centrais do país.
O que é o veranico? - O veranico (ou veranito) é um fenômeno típico das regiões centro-sul do Brasil. Acontece quando há uma pausa no padrão típico do clima de inverno, com predomínio de sol, calor intenso e baixa umidade do ar durante pelo menos quatro dias consecutivos. No caso de Mato Grosso do Sul, essa será a terceira ocorrência do ano.
Diferente da "onda de calor", que tem duração prolongada e critérios técnicos específicos, o veranico ocorre por influência direta de massas de ar seco e quente, que impedem a formação de nuvens e causam queda na umidade relativa do ar.
Cidades de MS devem ultrapassar os 40°C - As previsões indicam que municípios de Mato Grosso do Sul devem registrar temperaturas de 5°C a 7°C acima da média para o mês de agosto. O calor será mais intenso durante as tardes, com destaque para regiões como:
Campo Grande
Coxim
Três Lagoas
Corumbá
Aquidauana
O Climatempo alerta que os termômetros podem atingir até 42°C em algumas localidades.
Além do desconforto causado pelas temperaturas elevadas, o veranico traz preocupação com a baixa umidade do ar, que tende a ficar bem abaixo dos 30%, principalmente nas regiões do Centro-Oeste.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal de umidade relativa do ar é 60%. Abaixo disso, a população está mais sujeita a problemas respiratórios, irritação nos olhos, desidratação e cansaço extremo.
Recomendações para enfrentar o veranico:
Beba bastante água ao longo do dia
Evite atividades físicas entre 10h e 16h
Use umidificadores ou toalhas molhadas nos ambientes fechados
Dê atenção especial a crianças e idosos, que são mais sensíveis à baixa umidade
Procure locais ventilados e com sombra
As temperaturas mais altas devem ocorrer entre terça-feira (19) e domingo (25), com possibilidade de extensão, caso o bloqueio atmosférico se mantenha.