Leonardo Catto | 18 de agosto de 2025 - 12h30

Felipe Anderson decide e Palmeiras vence o Botafogo no Nilton Santos pelo Brasileirão

Com gol no fim do primeiro tempo, time de Abel Ferreira supera pressão botafoguense e assume vice-liderança provisória na 20ª rodada

BRASILEIRÃO
Felipe Anderson comemora gol contra o Botafogo - (Foto: Buda Mendes/Getty Images)

Com um gol de Felipe Anderson ainda no primeiro tempo, o Palmeiras venceu o Botafogo por 1 a 0 na noite deste domingo (17), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado levou o time paulista à vice-liderança, com 39 pontos, enquanto o alvinegro carioca caiu para a quinta posição, com 29.

A atuação sólida e estratégica dos comandados de Abel Ferreira contrastou com a tentativa de imposição ofensiva do Botafogo, que, apesar de pressionar e ter maior volume de jogo em parte da partida, pecou na finalização e na organização defensiva no lance do gol.

Desde os primeiros minutos, as duas equipes mostraram que buscariam o gol, sem muito tempo para estudar o adversário. O Botafogo, jogando em casa, tentou se impor com mais intensidade e teve a primeira grande chance da partida, com o argentino Joaquín Correa, que finalizou cara a cara com Weverton. O goleiro palmeirense, no entanto, fez a defesa com categoria.

O castigo para os cariocas veio logo depois. Em rápido contra-ataque, Vitor Roque deu um passe preciso de primeira para Felipe Anderson, que tirou Barboza da jogada com um drible de corpo e finalizou com frieza: 1 a 0. O lance foi um retrato da partida — eficiência palmeirense contra uma defesa botafoguense mal posicionada na transição.

O técnico Davide Ancelotti, do Botafogo, voltou do intervalo com mudanças para tentar reequilibrar a partida. Promoveu a estreia de Danilo, ex-Palmeiras, e colocou o venezuelano Savarino, que trouxe nova dinâmica ao meio-campo. As mudanças surtiram efeito momentâneo, com o time carioca mais presente no campo ofensivo.

Contudo, o Palmeiras soube se compactar defensivamente. A linha defensiva, liderada por Gustavo Gómez e protegida por Aníbal Moreno, resistiu bem às investidas botafoguenses. O alviverde ainda ameaçou no contra-ataque com a mesma dupla que construiu o gol: Felipe Anderson e Vitor Roque. O camisa 9 teve a chance de ampliar, mas John defendeu. O lance acabou sendo anulado por impedimento.

No fim da partida, Abel Ferreira fez alterações no ataque, trocando os protagonistas por Luighi e Maurício, buscando mais velocidade. Os dois quase participaram de um segundo gol: Maurício cruzou, e Luighi se esticou, mas não conseguiu alcançar a bola.

O Botafogo pressionou até o último minuto, inclusive com o goleiro John jogando como líbero, mas o empate não veio.

Com a vitória, o Palmeiras chega a 39 pontos e assume, provisoriamente, a vice-liderança do Brasileirão. A posição ainda depende do jogo entre Cruzeiro e Mirassol, que encerra a rodada nesta segunda-feira. Já o Botafogo segue oscilando e soma 29 pontos, na 5ª colocação.

Na sequência da temporada, o Palmeiras terá compromissos pela Libertadores e pelo Brasileiro. Na quarta-feira (21), recebe o Universitario, do Peru, no Allianz Parque, com vantagem de 4 a 0 no confronto das oitavas de final. Pelo nacional, encara o Sport, sem Aníbal Moreno, suspenso.

O Botafogo, por sua vez, viaja até Quito, onde enfrenta a LDU, também pela Libertadores, após vencer o jogo de ida no Rio por 1 a 0. Na próxima rodada do Brasileirão, os cariocas enfrentam o Juventude.

Ficha técnica:


BOTAFOGO 0 x 1 PALMEIRAS
GOL: Felipe Anderson, aos 45 do 1º tempo
ÁRBITRO: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
CARTÕES AMARELOS: Danilo (Botafogo); Aníbal Moreno e Murilo (Palmeiras)
PÚBLICO: 18.183 presentes
RENDA: R$ 1.052.565,00
LOCAL: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro