Gilberto Gil dedica show à Preta Gil
Cantor apresentou clássicos da carreira no Auditório do Ibirapuera e emocionou plateia ao cantar 'Drão' e 'Estrela' em memória da filha
HOMENAGEMO cantor Gilberto Gil voltou aos palcos neste domingo (17), em São Paulo, em sua primeira apresentação após a morte de Preta Gil, ocorrida em 20 de julho, aos 50 anos, em decorrência de um câncer. Aos 83 anos, o artista abriu a programação da Sessão Inaugural do SP2B – São Paulo Beyond Business, no Auditório do Ibirapuera, em um show marcado pela emoção e pela lembrança da filha.
Diante de uma plateia de convidados que ocupou a maior parte dos 800 lugares do auditório, Gil apresentou um repertório que mesclou sucessos de diferentes fases da carreira. Acompanhado dos filhos José Gil (bateria) e Bem Gil (guitarra), iniciou a apresentação com “Punk da periferia” e seguiu com clássicos como “Palco”, “Chiclete com banana”, “Ladeira da preguiça” e “Aquele abraço”.
O momento mais tocante veio com os primeiros acordes de “Drão”. Antes de começar a canção, composta para Sandra Gadelha, mãe de Preta, o artista fez uma breve homenagem: “Nas vezes em que tenho tocado essa música ultimamente, tenho cantado para ela. Nesses últimos anos, sempre para ela. Uma das meninas lá de casa, nossa querida Preta”. Após a execução, foi aplaudido de pé pelo público e permaneceu alguns segundos em silêncio, de olhos fechados, visivelmente emocionado.
Na sequência, Gil apresentou “Estrela”, de 1997, também dedicada à filha. “Para as crianças lá em casa, quando vai-se alguém, especialmente assim na família, dizemos a elas que virou uma estrela”, afirmou antes de cantar. O show ainda passou por composições como “Esotérico”, “Não chore mais”, “Vamos fugir”, “Esperando na janela”, “Maracatu atômico” e terminou com “Toda menina baiana”.
O evento contou ainda com a participação do historiador israelense Yuval Noah Harari, que palestrou e conversou com o jornalista Pedro Bial. O festival SP2B será realizado em agosto de 2026, no Parque Ibirapuera, reunindo nomes ligados à criatividade e tecnologia.
Gilberto Gil volta a se apresentar com a turnê Tempo Rei em setembro, em Porto Alegre, e retorna a São Paulo com shows nos dias 17 e 18 de outubro.