Flamengo vence Inter no Beira-Rio e amplia vantagem antes de decisão na Libertadores
Com show de Pedro e domínio do meio-campo, rubro-negro faz 3 a 1, dispara no Brasileirão e quebra jejum de vitórias no Sul
BRASILEIRÃOO Flamengo confirmou sua boa fase e venceu o Internacional por 3 a 1 neste domingo (17), no Beira-Rio, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado amplia a vantagem rubro-negra sobre o rival gaúcho em uma série de três confrontos em apenas oito dias, que terá novo capítulo na quarta-feira, pela Copa Libertadores.
Com o triunfo, o time carioca chegou a 43 pontos, mantendo a liderança isolada, dono do melhor ataque e da defesa menos vazada da competição. A vitória também quebrou um incômodo tabu: o Flamengo não vencia o Inter em Porto Alegre desde novembro de 2021.
Já o Colorado, que poupou titulares neste duelo, segue irregular. A derrota — a mais pesada do ano no Beira-Rio — deixou a equipe com 24 pontos e vaiada por sua torcida, estacionada na 12ª posição da tabela.
A equipe de Filipe Luís manteve o estilo ofensivo, marcando alto a saída de bola adversária e controlando o meio de campo com Jorginho, Saúl e Arrascaeta, que atuaram juntos pela primeira vez. A combinação funcionou.
Logo aos 6 minutos, Arrascaeta cruzou para Varela, que ajeitou de cabeça para Pedro abrir o placar. Cinco minutos depois, o camisa 9 ampliou com um chute de rara categoria após passe do uruguaio: 2 a 0. Léo Pereira ainda acertou a trave em linda bicicleta, quase transformando a vitória em goleada já na primeira etapa.
No início do segundo tempo, o Inter tentou pressionar, mas sem força suficiente para mudar o rumo da partida. Aos 16 minutos, Plata, que havia entrado no lugar de Pedro, recebeu na entrada da área e finalizou rasteiro para marcar o terceiro.
Roger Machado colocou alguns titulares em campo, mas a reação não veio. No fim, Alan Rodríguez acertou a trave e Borré fez o gol de honra após revisão do VAR: 3 a 1.
Apesar da vitória convincente, o Flamengo sabe que terá outro desafio contra o Inter já na quarta-feira, também no Beira-Rio, no jogo de volta das oitavas da Libertadores. O rubro-negro joga por um empate, já que venceu por 1 a 0 no Maracanã.
Historicamente, o confronto segue equilibrado: agora são 32 vitórias do Flamengo, 33 do Internacional e 27 empates.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 1 X 3 FLAMENGO
INTERNACIONAL - Anthoni; Alan Benítez, Clayton Sampaoio, Victor Gabriel e Aguirre (Bernabei); Richard (Thiago Maia), Bruno Henrique (Alan Rodríguez) e Gustavo Prado; Vitinho (Wesley), Enner Valencia (Ricardo Mathias) e Borré. Técnico: Roger Machado.
FLAMENGO - Rossi; Varela, Léo Ortiz (Danilo), Léo Pereira e Ayrton Lucas; Jorginho (Carrascal), Saúl (Wallace Yan) e Arrascaeta (De la Cruz); Luiz Araújo, Pedro (Plata) e Samuel Lino. Técnico: Filipe Luís.
GOLS - Pedro, aos 6 e aos 11 minutos do primeiro tempo. Plata, aos 16, e Borré, aos 46 minutos do segundo.
CARTÕES AMARELOS - Vitinho e Enner Valencia (Internacional)
ÁRBITRO - Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
RENDA - R$ 670.689,50.
PÚBLICO - 22.241 torcedores.
LOCAL - Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).