Redação | 17 de agosto de 2025 - 18h40

Livro emprestado em 1943 é devolvido à biblioteca nos EUA após 82 anos

Obra retirada pela avó do remetente em San Antonio foi encontrada em caixas herdadas após a morte do pai e chegou intacta à biblioteca

MUNDO
Livro emprestado em 1943 é devolvido à biblioteca nos EUA após 82 anos. - (Foto: Instagram/@mysapl e @cosagov)

Um exemplar do livro Your Child, His Family, and Friends (“Seu Filho, Sua Família e Amigos”, em tradução livre), emprestado em julho de 1943, foi devolvido 82 anos depois à Biblioteca Pública de San Antonio, no Texas (EUA). O retorno inusitado ocorreu em junho deste ano, acompanhado de uma carta assinada pelas iniciais “PAAG” e enviada por uma pessoa que vive no estado do Oregon.

Segundo a administração da biblioteca, a obra foi originalmente emprestada quando o pai do remetente tinha apenas 11 anos. Décadas depois, o livro foi encontrado entre objetos herdados após a morte do pai. A carta, que viralizou após ser publicada no Instagram da instituição, explica o caminho percorrido pela obra até retornar ao seu local de origem.

“Após a recente morte do meu pai, herdei algumas caixas de livros que ele deixou para trás”, escreveu o autor da carta. “O livro deve ter sido emprestado pela minha avó, Maria del Socorro Aldrete Flores (Cortez). Naquele ano, ela se transferiu para a Cidade do México para trabalhar na Embaixada dos EUA. Ela deve ter levado o livro consigo, e cerca de 82 anos depois, ele acabou em minha posse.”

Com bom humor, o remetente ainda comentou sobre a possível penalidade por atraso: “Espero que não haja multa por atraso porque a vovó não poderá mais pagar por ele”.

A biblioteca, no entanto, informou que não há com o que se preocupar. Desde 2021, a instituição aboliu multas por atrasos na devolução de livros. Ainda assim, é curioso imaginar quanto seria cobrado se a regra ainda existisse: à época, a contracapa informava multa de três centavos por dia. Sem considerar a inflação, seriam mais de US$ 16 mil acumulados ao longo dos 82 anos.

 


 

Livro será exposto antes de ser vendido

Mesmo com tanto tempo fora dos registros, o exemplar retornou em boas condições e será preservado como parte da história da biblioteca. Segundo a administração, o livro ficará em exibição na Biblioteca Central de San Antonio durante algumas semanas. Depois, será doado aos Amigos da Biblioteca Pública de San Antonio, grupo que organiza vendas de livros para arrecadar fundos destinados à instituição.

A obra, escrita por Frances Bruce Strain, é um guia voltado a pais que desejam compreender e orientar melhor seus filhos no desenvolvimento de relações pessoais, familiares e sociais. Publicado em uma época marcada por grandes transformações sociais e culturais — em plena Segunda Guerra Mundial —, o livro era um recurso valioso para muitas famílias que buscavam apoio na criação dos filhos.