Mutirão Emprega CG leva 30 oportunidades de emprego para moradores da Vila Popular
Edição especial do programa foi realizada durante o Todos em Ação, em comemoração aos 126 anos de Campo Grande, e facilitou acesso ao mercado de trabalho
AÇÃO SOCIALA comemoração pelos 126 anos de Campo Grande ganhou um reforço de cidadania neste sábado (16), quando a Vila Popular recebeu uma edição especial do programa Emprega CG, dentro do Mutirão Todos em Ação. A iniciativa da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Social do Trabalho (Funsat), resultou na emissão de 30 cartas de encaminhamento para entrevistas de emprego, aproximando a população de vagas formais no mercado.
A ação descentralizada, realizada na Escola Municipal Frederico Soares, atraiu moradores da própria Vila Popular e de bairros vizinhos, que aproveitaram a presença do programa em seu território para buscar oportunidades, tirar dúvidas e dar o primeiro passo rumo ao emprego formal.
Imigrante venezuelana celebra acolhimento da cidade
Entre os atendidos, a venezuelana Petra Maria Romero Guanare, de 40 anos, expressou surpresa e gratidão ao presenciar a iniciativa. Morando em Campo Grande há apenas oito meses, ela destacou o diferencial da cidade.
“Campo Grande está de parabéns por se preocupar tanto com a sua população. Nunca vi isso em outros lugares, e olha que já morei em várias cidades”, disse Petra, que escolheu a Vila Popular como novo lar.
O depoimento da imigrante revela como a presença do poder público nos bairros impacta diretamente na percepção e confiança da população em relação às políticas sociais e de empregabilidade.
Jovens e moradores elogiam presença do programa nos bairros
Moradora da Vila Romana, bairro próximo à escola onde ocorreu o evento, a estudante Thais Valéria Magalhães Pessoa, de 17 anos, ressaltou a importância de levar os serviços de emprego às regiões periféricas:
“Tem mais gente nos bairros que no Centro, e alguns estão em áreas muito afastadas. O Emprega CG ajuda muito, pois leva oportunidades e vagas para a comunidade”, comentou.
A estudante vê nas ações descentralizadas uma forma de inclusão prática, especialmente para jovens em busca do primeiro emprego — um público que, muitas vezes, tem menos mobilidade para acessar as vagas oferecidas no centro da cidade.
Para moradores, ação reduziu distâncias
A ação também foi comemorada por quem enfrenta desafios com transporte e distância. A moradora da Vila Romana, Janine Santana Ezareti, de 27 anos, saiu do mutirão com uma carta de encaminhamento para uma entrevista em uma indústria.
“Encurtou bastante o caminho, pois daqui até a Rua 14 de Julho é muito longe. Hoje não, as vagas vieram até mim, bem pertinho da minha casa, e ainda com indicação de entrevistas”, disse, aliviada e esperançosa por um novo emprego.
Casos como o da dona de casa Gisele Lopes Duarte, de 42 anos, moradora da Vila Bordon, também refletem o impacto do programa. Mesmo morando a uma distância considerável da escola onde ocorreu o mutirão, ela fez questão de comparecer.
“Mesmo sendo um sábado, tive a chance de buscar uma vaga. Foi uma surpresa ótima”, disse Gisele, que viu na ação uma oportunidade concreta de retorno ao mercado.
Jovens dão os primeiros passos rumo ao emprego formal
O estudante Gabriel Alexsandro da Conceição Carvalho, de 18 anos, também foi contemplado com encaminhamentos, e deixou o mutirão com perspectivas melhores.
O atendimento ao público jovem é um dos pilares do Emprega CG, que busca equilibrar o número de oportunidades entre aqueles em busca do primeiro emprego e pessoas com mais experiência, mas que estão fora do mercado há algum tempo.
Atendimento permanente e gratuito na Funsat
A Funsat reforça que o atendimento aos trabalhadores não se limita às ações nos bairros. A sede da fundação, localizada na Rua 14 de Julho, nº 992, região central de Campo Grande, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, oferecendo diversos serviços gratuitos, como:
-
Intermediação de mão de obra;
-
Emissão de encaminhamentos para entrevistas;
-
Orientações sobre a Carteira de Trabalho Digital;
-
Informações sobre o Seguro-Desemprego;
-
Acesso a centenas de vagas atualizadas diariamente.
Com o sucesso da edição na Vila Popular, a Prefeitura de Campo Grande sinaliza a continuidade da estratégia de levar o Emprega CG a todas as regiões da cidade, promovendo igualdade de acesso às oportunidades e valorizando a busca ativa por empregos formais.