16 de agosto de 2025 - 10h30

Professores e gestores começam a escolher livros para o ensino médio a partir de 2026

Entre 25 de agosto e 5 de setembro, escolas públicas do país selecionarão obras didáticas para atender ao novo modelo do ensino médio

EDUCAÇÃO
Essa é a primeira edição do PNLD após mudanças na etapa de ensino - (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)

Entre os dias 25 de agosto e 5 de setembro, professores e gestores escolares de todo o Brasil terão a responsabilidade de selecionar os livros didáticos que serão utilizados nas salas de aula do ensino médio a partir de 2026. Esta é a primeira edição do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) que ocorrerá após a implementação da Política Nacional de Ensino Médio, que reestruturou essa etapa da educação no país.

A principal novidade desta edição do PNLD é a organização dos livros por coleções, adaptadas ao novo formato curricular do ensino médio. Para auxiliar nesse processo de escolha, o Ministério da Educação (MEC) realizou um webinário para explicar como as escolas podem navegar pelos materiais e selecionar as obras que melhor atendem aos novos parâmetros curriculares.

A principal mudança do PNLD 2026 está no novo modelo de ensino médio, que entrou em vigor com a reforma educacional. A carga horária dos estudantes será dividida em dois blocos:

Para atender a essas mudanças, o PNLD 2026 traz duas categorias de livros didáticos. Na categoria 1, os livros cobrem disciplinas tradicionais como língua portuguesa, matemática, ciências da natureza, história, geografia, educação física e mais. Essas obras são organizadas para promover a integração dos conteúdos, garantindo que as disciplinas dialoguem entre si.

Já na categoria 2, os livros estão focados em projetos integradores, que relacionam os conteúdos com o mundo do trabalho. Esses materiais podem ser usados tanto na formação geral básica quanto nos itinerários formativos, oferecendo uma formação mais prática e voltada para as necessidades do mercado de trabalho.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disponibilizou um Guia Digital com informações detalhadas sobre todas as obras disponíveis. Além disso, a página do PNLD Ensino Médio 2026-2029 contém orientações completas e manuais que ajudam na seleção dos livros mais adequados a cada realidade escolar.

Para garantir que todas as dúvidas sejam resolvidas, o FNDE também criou um formulário online, no qual professores e gestores podem enviar perguntas diretamente ao MEC durante o período de seleção.

O PNLD é uma política pública executada pelo FNDE e pelo MEC, que distribui livros didáticos, pedagógicos e literários gratuitamente para escolas públicas em todo o Brasil. O objetivo do programa é garantir o acesso de todos os alunos e professores da educação básica aos melhores materiais didáticos disponíveis, promovendo a qualidade do ensino no país.