MASP Exibe "Acervo em Transformação" com Obras da 60ª Biennale di Venezia
A exposição de 22 de agosto a 26 de outubro reúne 28 novas doações incorporadas ao acervo do museu
BIENNALE NO BRASILO MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) apresenta a mostra Acervo em Transformação: Doações Recentes, de 22 de agosto a 26 de outubro. A exposição reúne 28 obras recentemente incorporadas ao acervo, em grande parte, no contexto da 60.ª Biennale di Venezia, realizada em 2024. A curadoria é de Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP, Regina Teixeira de Barros, curadora do acervo, e Matheus de Andrade, assistente curatorial.
A seleção conta com doações de artistas, galerias e outros doadores, incluindo peças que foram parte da mostra italiana. São 25 obras que marcaram presença na Biennale, além de três de artistas com trabalhos relacionados ao evento.
Entre os artistas expostos estão Andrés Curruchich, Antonio José Guzmán & Iva Jankovic, Aydeé Rodríguez López, Dean Sameshima, Evelyn Taocheng, Kang Seung Lee, Kiluanji Kia Henda, Liz Collins, Omar Mismar, Paula Nicho, River Claure, Rosa Elena Curruchich, Sabelo Mlangeni, Salman Toor, Shalom Kufakwatenzi, Taylor Nkomo, Victor Fotso, Violeta Quispe e Xiyadie.
Matheus de Andrade, assistente curatorial do MASP, destaca que a escolha dos artistas e obras reflete a diversidade e a inclusão na programação do museu. "As doações evidenciam como a arte pode orientar as aquisições, reunindo uma multiplicidade de vozes e temas, alinhados ao compromisso do MASP como um museu plural e inclusivo", afirma Andrade.
A exposição é uma oportunidade única de conhecer as novas aquisições do museu, com trabalhos de destaque que envolvem questões contemporâneas e uma diversidade de perspectivas artísticas globais.