Levy Teles | 15 de agosto de 2025 - 14h45

Hugo Motta envia ao Conselho de Ética pedidos de cassação contra Eduardo Bolsonaro

Deputado é acusado de quebra de decoro parlamentar por declarações contra autoridades brasileiras nos Estados Unidos.

PEDIDOS DE CASSAÇÃO
O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados em sessão do plenário - Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou nesta sexta-feira, 15, ao Conselho de Ética da casa legislativa quatro pedidos de cassação do mandato do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). As representações foram feitas por partidos governistas, incluindo deputados do PT e do PSOL.

A acusação contra Eduardo Bolsonaro é de quebra de decoro parlamentar, em razão de suas declarações enquanto estava nos Estados Unidos. Em entrevista à BBC News Brasil, concedida em Washington na última quarta-feira, 13, o deputado afirmou que estava disposto a "ir às últimas consequências" para retirar do poder o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Durante a entrevista, Eduardo Bolsonaro classificou Moraes como "psicopata", "mafioso" e "bandido".

Além disso, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro acusou o Brasil de ser uma "ditadura" e afirmou que ele, seu pai e seus apoiadores estavam sendo perseguidos politicamente. Eduardo também sugeriu que a mulher de Moraes deveria ser alvo de sanções por um suposto enriquecimento ilícito, e afirmou que o ministro utilizava sua posição para influenciar o Congresso Nacional.

Os pedidos de cassação serão analisados pelo Conselho de Ética da Câmara, que pode abrir um processo para investigar a conduta do parlamentar.