Deputado Ricardo Ayres é escolhido relator da CPMI do INSS
Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) terá 180 dias para apresentar relatório sobre o desvio de recursos.
INSSO deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) foi escolhido como o relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará as fraudes no INSS envolvendo o desvio de recursos dos descontos realizados sobre as aposentadorias e pensões. A nomeação foi anunciada nesta sexta-feira, 15, pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).
A CPMI tem como objetivo apurar as irregularidades nos cerca de R$ 6,3 bilhões referentes às cobranças de mensalidades associativas entre 2019 e 2024, que envolveriam aposentados e pensionistas. A Polícia Federal já coletou indícios de fraudes nesses valores.
Em suas primeiras declarações como relator, Ricardo Ayres afirmou que conduzirá os trabalhos de maneira "imparcial", com rigor e responsabilidade, para proteger os direitos dos aposentados e pensionistas. "Devemos isso ao país", afirmou o deputado à Agência Brasil.
A presidência da CPMI ficará a cargo do senador Omar Aziz (PSD-AM), escolha que foi anunciada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, na última quarta-feira, 13. A comissão será composta por 15 deputados e 15 senadores titulares e terá um prazo de 180 dias para concluir seus trabalhos e apresentar um relatório final.