15 de agosto de 2025 - 13h25

INSS: Mais de 600 mil beneficiários ainda não aderiram ao acordo de ressarcimento

Aposentados e pensionistas do INSS ainda não aderiram ao acordo para receber o ressarcimento de descontos indevidos

INSS
Aposentados e pensionistas do INSS ainda têm chance de aderir ao acordo e garantir o ressarcimento de descontos indevidos. - Joédson Alves/Agência Brasil

Pelo menos 613 mil aposentados e pensionistas do INSS ainda não aderiram ao acordo que garante o ressarcimento dos descontos indevidos realizados entre março de 2020 e março de 2025. O acordo permite que as vítimas da fraude recebam o valor descontado de forma integral e corrigido pela inflação, diretamente na conta bancária onde o benefício é pago.

Até agora, mais de 1,8 milhão de beneficiários, ou 75% dos elegíveis, já formalizaram a adesão ao acordo. A expectativa é que 99% deles recebam o valor até segunda-feira, 18 de agosto. No entanto, aqueles que ainda não aderiram têm até o dia 14 de novembro para formalizar a contestação dos descontos indevidos junto à Previdência Social. O processo pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS, pela central 135 ou nas agências dos Correios.

Podem participar do acordo os beneficiários que contestaram os descontos, mas não receberam uma resposta em até 15 dias úteis. Também estão inclusos aqueles com processos judiciais em andamento, que devem desistir da ação para garantir o ressarcimento.

Até o momento, mais de R$ 1 bilhão já foi devolvido aos beneficiários que aderiram ao acordo. Se você está entre os que ainda não formalizaram a adesão, é importante agir rapidamente para garantir o ressarcimento dos valores descontados indevidamente.