15 de agosto de 2025 - 09h50

30ª edição da semana 'Justiça pela Paz em Casa' foca no combate à violência contra a mulher

Tribunal de Justiça de MS intensifica esforços para enfrentar casos de violência doméstica com premiação e novas metodologias

JUSTIÇA
Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) - Foto: Reprodução

De 18 a 22 de agosto, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul realiza a 30ª edição da Semana Justiça pela Paz em Casa, ação focada no enfrentamento da violência contra a mulher. O evento tem como objetivo acelerar os processos judiciais relacionados a casos de violência doméstica e feminicídio, reunindo magistrados e servidores para uma resposta mais rápida e eficiente às vítimas.

O programa reforça o compromisso da Justiça sul-mato-grossense em garantir a proteção das mulheres e ampliar o acesso à justiça. Este ano, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) implementou mudanças importantes na coleta de dados, permitindo que as informações sobre os casos sejam extraídas diretamente do sistema DataJud, facilitando o processo e garantindo maior transparência.

Além disso, o TJMS lançará o Prêmio "Selo Justiça pela Paz em Casa", que reconhecerá as unidades judiciárias de primeiro grau que se destacaram no enfrentamento da violência doméstica e feminicídio. As unidades serão premiadas nas categorias Ouro, Prata e Bronze com base em critérios quantitativos e qualitativos do período de 1º de janeiro a 31 de dezembro.

As unidades também deverão preencher o Formulário Multidisciplinar até 31 de dezembro para que suas ações possam ser avaliadas e reconhecidas.