Agência Brasil | 14 de agosto de 2025 - 20h15

Lula entrega títulos de regularização fundiária a moradores de Brasília Teimosa, no Recife

Comunidade de pescadores celebra a conquista da titularidade da terra após décadas de luta

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
Lula entrega títulos de regularização fundiária a moradores de Brasília Teimosa, no Recife - (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Em um evento histórico para os moradores de Brasília Teimosa, no Recife (PE), 599 famílias receberam, nesta quinta-feira (14), os títulos de regularização fundiária, garantindo a segurança jurídica sobre suas terras.

Clodoaldo José da Silva, morador de 45 anos da comunidade, foi um dos contemplados e se emocionou ao recordar os tempos difíceis, quando sua família, de pescadores, não conseguia sequer dormir nas palafitas durante dias de vento forte ou maré cheia. Ele representou a resistência de uma comunidade que, ao longo dos anos, enfrentou desafios como a violência policial e a ameaça de especulação imobiliária. Com a entrega do título, a história de luta e perseverança ganha um marco.

Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Clodoaldo reafirmou a força de Brasília Teimosa: “Daqui não saio, daqui ninguém me tira”. O discurso foi uma celebração das conquistas que, finalmente, garantem dignidade à população local.

Em seu discurso, Lula relembrou a situação enfrentada pela comunidade desde 2003, quando o governo enfrentou pressões para remover os moradores e permitir a construção de empreendimentos à beira-mar. O presidente destacou que, naquela época, foi possível mostrar aos integrantes do governo a realidade vivida pela comunidade. “Os verdadeiros donos dessa terra são vocês”, afirmou.

Compromisso com a regularização

Lula também se comprometeu a concluir a regularização de todos os 6.759 lotes da área até janeiro de 2024, destacando que, apesar da burocracia e demora, o processo está avançando. Ele lamentou que muitos moradores tenham falecido antes de conquistar o tão aguardado título de propriedade.

A regularização fundiária em Brasília Teimosa ocorre em três etapas, e, além da titulação, está prevista a urbanização das áreas ocupadas, com foco na melhoria das condições de vida das famílias de baixa renda, por meio do programa Periferia Viva.

O presidente pediu aos moradores que se organizem para levar os documentos necessários aos cartórios, garantindo que o título de propriedade traga mais segurança e estabilidade para as famílias. “O título diz que vocês são donos e que ninguém vai poder mexer com vocês”, concluiu Lula, reafirmando seu compromisso com a regularização.