14 de agosto de 2025 - 17h25

Prefeito de São Bernardo do Campo é afastado após operação da PF

Marcelo Lima é investigado por corrupção e lavagem de dinheiro; empresários e servidor da prefeitura são presos

GERAL
O prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima (Podemos) - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima (Podemos), foi afastado de suas funções por um ano após uma operação da Polícia Federal (PF) realizada nesta quinta-feira (14). A ação investiga um suposto esquema de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo a prefeitura da cidade.

Durante a operação, dois empresários e um servidor público foram presos. Aproximadamente R$ 1,9 milhão em dinheiro vivo foi apreendido, e a contagem ainda está em andamento. As investigações, que começaram em julho, surgiram após a PF encontrar R$ 14 milhões com um servidor considerado o operador financeiro de Lima. A polícia identificou indícios de corrupção e pagamentos de propina em contratos com empresas nas áreas de obras, saúde e manutenção.

Os mandados de busca e apreensão, bem como as medidas de afastamento e sigilo bancário e fiscal, estão sendo cumpridos em São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Diadema.

Os empresários Edmilson Carvalho, sócio da Terraplanagem Alzira Franco Ltda., e Caio Fabbri, sócio da Quality Medical, que mantém contratos com a prefeitura, foram presos em flagrante. Também foi detido Antonio Renê da Silva, servidor da prefeitura e diretor de Departamento na Secretaria de Coordenação Governamental.

Em nota, a Prefeitura de São Bernardo do Campo afirmou que colaborará com as autoridades para a apuração dos fatos, ressaltando que o episódio não afetará os serviços municipais.

Com o afastamento de Marcelo Lima, a vice-prefeita Jéssica Cormick, de 38 anos, assume o cargo. Ex-sargento da Polícia Militar, Jéssica foi convidada por Lima para ser sua vice antes de sua eleição.