Prefeito de São Bernardo do Campo é afastado após operação da PF
Marcelo Lima é investigado por corrupção e lavagem de dinheiro; empresários e servidor da prefeitura são presos
GERALO prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima (Podemos), foi afastado de suas funções por um ano após uma operação da Polícia Federal (PF) realizada nesta quinta-feira (14). A ação investiga um suposto esquema de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo a prefeitura da cidade.
Durante a operação, dois empresários e um servidor público foram presos. Aproximadamente R$ 1,9 milhão em dinheiro vivo foi apreendido, e a contagem ainda está em andamento. As investigações, que começaram em julho, surgiram após a PF encontrar R$ 14 milhões com um servidor considerado o operador financeiro de Lima. A polícia identificou indícios de corrupção e pagamentos de propina em contratos com empresas nas áreas de obras, saúde e manutenção.
Os mandados de busca e apreensão, bem como as medidas de afastamento e sigilo bancário e fiscal, estão sendo cumpridos em São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Diadema.
Os empresários Edmilson Carvalho, sócio da Terraplanagem Alzira Franco Ltda., e Caio Fabbri, sócio da Quality Medical, que mantém contratos com a prefeitura, foram presos em flagrante. Também foi detido Antonio Renê da Silva, servidor da prefeitura e diretor de Departamento na Secretaria de Coordenação Governamental.
Em nota, a Prefeitura de São Bernardo do Campo afirmou que colaborará com as autoridades para a apuração dos fatos, ressaltando que o episódio não afetará os serviços municipais.
Com o afastamento de Marcelo Lima, a vice-prefeita Jéssica Cormick, de 38 anos, assume o cargo. Ex-sargento da Polícia Militar, Jéssica foi convidada por Lima para ser sua vice antes de sua eleição.