Da Redação | 14 de agosto de 2025 - 15h35

Nioaque realiza caminhada pelo fim da violência contra a mulher

Evento reuniu cerca de 700 pessoas, incluindo indígenas, autoridades e famílias, em ação promovida pelo TJMS, MP e Prefeitura

INTERIOR
Participantes da caminhada "Agosto Lilás e Pela Paz em Casa" em Nioaque, mostrando apoio à luta contra a violência doméstica. - (Foto: Divulgação)

Na manhã de ontem (13), a cidade de Nioaque foi palco da caminhada “Agosto Lilás e Pela Paz em Casa”, organizada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), Ministério Público e Prefeitura Municipal. O evento reuniu cerca de 700 participantes, incluindo povos indígenas, forças de segurança, comunidade militar, lideranças locais e famílias.

O juiz Luciano Pedro Beladelli, da comarca de Nioaque e integrante da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica do TJMS, ressaltou a importância da mobilização. “A presença expressiva da população demonstra que Nioaque não aceita mais a violência contra a mulher. Foi um grito coletivo de coragem, solidariedade e compromisso com a paz nos lares”, afirmou.

A ação faz parte do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher, e da campanha Paz em Casa, que busca agilizar a prestação de justiça em casos de violência doméstica.

A caminhada reforçou a importância da união entre autoridades e sociedade civil na luta contra a violência de gênero, promovendo visibilidade, conscientização e proteção às mulheres da região.