Alexandre de Moraes defende comunicação mais clara do STF e diálogo com influenciadores
Ministro afirma que Corte precisa se aproximar da sociedade e usar redes sociais para explicar decisões
MINISTRO DO STFO ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afirmou nesta quinta-feira (14) que a Corte precisa melhorar sua comunicação, inclusive por meio das redes sociais. A declaração ocorreu durante o encontro “Leis e likes: o papel do Judiciário e a influência digital”, que reuniu 26 influenciadores digitais na sede do STF, em Brasília.
O evento, organizado pela gestão do presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, busca aproximar o Judiciário da sociedade e esclarecer o funcionamento da Corte. Moraes destacou que grande parte da população não compreende ou acompanha as decisões do STF.
“80% das pessoas dormem enquanto votamos. Das 20% que ficam acordadas, 10% não entendem e as outras 10% não concordam. Precisamos aprender a nos comunicar melhor, e eventos como este ajudam vocês a transmitir a ideia certa nas redes sociais”, disse o ministro.
Durante a roda de conversa, influenciadores questionaram Moraes sobre o combate à desinformação e críticas à atuação do STF, como decisões monocráticas e a suposta rapidez no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, em contraste com casos como fraudes no INSS.
O ministro explicou que decisões monocráticas importantes sempre passam por referendo dos colegiados e que ações penais com réus presos, como a de Bolsonaro, seguem prazos processuais mais céleres. Ele ressaltou ainda que não é relator de todos os casos do STF, incluindo a investigação sobre o INSS, atualmente sob responsabilidade do ministro Dias Toffoli.
“Gostaria até de ser relator de tudo no mundo, mas não sou”, comentou, em tom de brincadeira.