PF e Receita fazem operação contra tráfico e lavagem de dinheiro nesta quinta
Operação Contra-Ataque III cumpre mandados em MS e MG contra grupo que usava empresas fictícias e mercadorias agrícolas para ocultar drogas e movimentar dinheiro
OPERAÇÃO PFA Polícia Federal, em parceria com a Receita Federal, deflagrou na manhã desta quinta-feira (14) a Operação Contra-Ataque III, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro. A ação aconteceu de forma simultânea em Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
No total, foram cumpridos 4 mandados de prisão preventiva, 13 de busca e apreensão e bloqueio de contas bancárias e bens dos suspeitos.
A investigação é coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/MG) e começou em Uberaba (MG). As apurações apontaram para um grupo com atuação estruturada no Triângulo Mineiro, que contava com fornecedores em Campo Grande (MS). Com base nisso, a 1ª Vara Criminal de Uberaba autorizou o compartilhamento de provas com a Polícia Federal de Mato Grosso do Sul, ampliando o alcance da operação.
As investigações revelaram um esquema sofisticado de tráfico de drogas, com a utilização de empresas sem respaldo fiscal e mercadorias agrícolas como fachada para transporte e ocultação de entorpecentes. O grupo ainda utilizava oficinas mecânicas e comércio de veículos para movimentar dinheiro ilegal e tentar dar aparência lícita aos recursos obtidos com o tráfico.
Todos os investigados poderão responder pelos crimes identificados no curso das investigações, como tráfico de drogas, formação de organização criminosa e lavagem de dinheiro.