Da Redação | 13 de agosto de 2025 - 17h15

Arte indígena toma o centro de Campo Grande

No Sesc MS, 27 artistas de oito etnias mostram obras que unem tradição e criação contemporânea

EXPOSIÇÃO
Exposição "Artistas da Natureza" reúne obras de 27 artistas indígenas de oito etnias de Mato Grosso do Sul, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande - (Foto: Divulgação)

No Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande, agosto começou com cheiro de terra molhada e som de maracá. O Sesc MS abriu a exposição Artistas da Natureza, reunindo trabalhos de 27 artistas indígenas de oito etnias de Mato Grosso do Sul. No vernissage, na terça-feira (12), teve bênção espiritual, dança tradicional Kadiwéu e até tradução simultânea para estudantes da Universidade de Washington.

Apresentação cultural indígena na abertura da mostra "Artistas da Natureza" - (Foto: Divulgação)

Benilda Kadiwéu, artista e curadora da mostra, disse que o convite foi um “chamado ancestral”. Fabricio Machado, do Sesc, falou sobre a importância de dar visibilidade a quem sempre esteve na história, mas quase nunca nas vitrines.

Colar e adorno tradicional indígena em exibição na mostra. - (Foto: Divulgação)

As obras ocupam o espaço até 26 de setembro, com entrada gratuita. A visitação é de terça a sexta, das 14h às 20h, e aos sábados, das 9h às 18h. No centro da sala, a arte indígena não pede licença — ela se impõe, respira e conversa com quem chega.

Obra em pintura mural sendo criada durante a exposição, com interação do público - (Foto: Divulgação)