Redação | 13 de agosto de 2025 - 10h11

Câmara debate reativação da Malha Oeste para integrar Rota Bioceânica

Audiência pública reúne autoridades do Brasil e da Bolívia nesta sexta (15) em Campo Grande

LOGÍSTICA
A Câmara Municipal de Campo Grande promove, na sexta-feira, dia 15, às 9 horas, Audiência Pública para debater a Reativação da Ferrovia Malha Oeste - (Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal de Campo Grande realiza, nesta sexta-feira (15), às 9h, audiência pública sobre a reativação da Ferrovia Malha Oeste. A proposta é da vereadora Luiza Ribeiro (PT).

A ferrovia, com 1.973 km, liga Mairinque (SP) a Corumbá (MS) e é vista como estratégica para o escoamento da produção agropecuária de Mato Grosso do Sul. A obra também é considerada fundamental para a Rota Bioceânica, que conectará o Brasil aos portos do Pacífico via Bolívia.

Segundo a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), a via permanente da Malha Oeste está depreciada. A atual concessionária fez investimentos insuficientes nos últimos anos, reduzindo a capacidade de transporte.

Entre os confirmados para o debate estão o cônsul da Bolívia em Corumbá, Simons William Durán Blacutt; o diplomata João Carlos Parkinson de Castro, coordenador nacional dos Corredores Bioceânicos; o ex-ministro José Dirceu; os deputados federais Vander Loubet (PT-MS) e Jilmar Tatto (PT-SP); o deputado estadual Zeca do PT; e o presidente da CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística), Paulo João Estausia.

O encontro será transmitido ao vivo pela TV Câmara (canal 7.3) e pelo YouTube da Casa.