Da Redação | 13 de agosto de 2025 - 08h50

Fiems estuda fechar Senai de Corumbá por baixa procura por cursos

Com baixa procura por cursos, Fiems planeja concentrar recursos em unidades de melhor desempenho no Estado

BAIXA DEMANDA
Fiems avalia reestruturação no Senai de Corumbá devido à baixa demanda, concentrando recursos em unidades com melhor desempenho no Estado. - (Foto: Arquivo)

A Fiems avalia o fechamento da unidade do Senai em Corumbá, a 450 km de Campo Grande. O motivo é a baixa demanda por cursos de qualificação profissional. Embora tenha capacidade para atender 2 mil alunos, a unidade conta atualmente com apenas 860 matriculados.

O cenário chama atenção por contrastar com a realidade vivida por Mato Grosso do Sul, que registra pleno emprego e enfrenta dificuldade para encontrar mão de obra qualificada, especialmente diante da chegada de novos investimentos industriais ao Estado 

O projeto de reestruturação do Senai foi apresentado ao presidente da Fiems, Sérgio Longen, nesta terça-feira (12). A proposta prevê o encerramento das atividades da unidade de Corumbá como parte de uma estratégia para concentrar recursos em unidades do Estado que apresentam melhor desempenho.

Diante desse quadro, a Fiems também decidiu cancelar a edição do Ação Cidadania no município, que estava prevista para acontecer no dia 13 de setembro deste ano, bem como a abertura da praça poliesportiva localizada entre os prédios do Sesi e do Senai.

Um anúncio oficial sobre os cancelamentos deverá ser feito nos próximos dias. Até o momento, as atividades do Sesi em Corumbá permanecem sem previsão de alteração.