Conselho de exploração mineral ficará sob controle direto da Presidência
Governo quer exigir processamento no país e ampliar mapeamento de minérios
POLÍTICAO presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que o Conselho Nacional de Exploração Mineral ficará subordinado diretamente à Presidência da República. A medida, segundo ele, visa centralizar decisões estratégicas sobre acordos de exploração, exigindo que o processamento dos minérios seja realizado no Brasil.
O chefe do Executivo criticou o modelo atual, que exporta matéria-prima e importa produtos industrializados, e afirmou que apenas 30% do território nacional está mapeado em termos minerais. O objetivo é concluir o levantamento geológico completo para impulsionar o desenvolvimento econômico.
A declaração foi feita ontem (12) em entrevista à rádio BandNews FM, na qual Lula também antecipou que o Brasil apresentará na COP30, em novembro, proposta de criação de uma tarifa para países ricos financiarem ações contra as mudanças climáticas. Segundo ele, essas nações acumulam uma dívida anual superior a US$ 1,3 trilhão nesse campo.
O presidente reafirmou a meta de zerar o desmatamento na Amazônia até 2030 e disse que a preservação ambiental é condição para garantir a qualidade de vida. Também defendeu a inclusão da educação ambiental no currículo escolar como ferramenta de conscientização da população.