Leonardo Catto | 13 de agosto de 2025 - 07h25

São Paulo segura empate no jogo de ida contra o Atlético Nacional pela Libertadores

Mesmo com dois pênaltis contra e pressão, o São Paulo consegue o empate por 0 a 0 em Medellín e mantém boas chances para o jogo de volta

LIBERTADORES
São Paulo e Atlético Nacional fizeram partida muito disputada na abertura das oitavas de final da Libertadores. - ( Foto: Jaime Saldarriaga/AFP)

O São Paulo arrancou um empate por 0 a 0 diante do Atlético Nacional, em Medellín, na Colômbia, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. Apesar de sofrer com dois pênaltis contra e ver o adversário acertar a trave em duas oportunidades, o time paulista conseguiu se segurar e tem boas chances de avançar à próxima fase, com o jogo de volta marcado para o Morumbi na próxima terça-feira (19).

A partida foi marcada por muita pressão do time colombiano, que dominou a posse de bola e teve as melhores chances de gol. Porém, a equipe de Hernán Crespo conseguiu se defender bem, contando com boas intervenções do goleiro Rafael e com a sorte em momentos cruciais. Mesmo com dificuldades ofensivas, o São Paulo teve alguns bons momentos, mas principalmente lutou para evitar a derrota.

O Atlético Nacional começou o jogo pressionando, e logo aos 10 minutos teve a oportunidade de abrir o placar em um pênalti, após a bola bater na mão de Ferraresi dentro da área. Cardona, no entanto, desperdiçou a cobrança, mandando para fora. Esse erro mudou o ritmo da partida, e o São Paulo, embora sem grandes oportunidades, conseguiu melhorar sua circulação de bola.

No entanto, a defesa do time paulista foi novamente testada no segundo tempo. O Atlético Nacional teve diversas oportunidades de marcar, incluindo um chute de Cardona que passou perto e dois arremates na trave, de Marlos Moreno e Hinestroza.

O São Paulo também teve seus momentos ofensivos, especialmente após as alterações de Crespo, que colocou Rodriguinho e Lucas Moura em campo. O time ganhou velocidade e, mesmo assim, foi novamente ameaçado por um pênalti, cometido por Ferraresi em Morelos. Na segunda cobrança, Rafael brilhou, defendendo o pênalti de Cardona e mantendo o placar zerado.

Com o empate em 0 a 0, o São Paulo chega com boas chances para o jogo de volta no Morumbi. O Atlético Nacional, por sua vez, precisa vencer fora de casa para avançar às quartas de final, algo que ainda não conseguiu nesta edição da Libertadores, já que perdeu todas as partidas fora de Medellín na fase de grupos.

Antes de enfrentar o Atlético Nacional novamente, o São Paulo tem compromisso no Campeonato Brasileiro, onde enfrenta o Sport no sábado, pela 20ª rodada. O Atlético Nacional, por sua vez, se concentra na liga colombiana, onde enfrentará o Fortaleza.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO NACIONAL 0 X 0 SÃO PAULO

ATLÉTICO NACIONAL: David Ospina; Andres Román, Juan Jose Arias, William Tesillo e Camilo Cándido; Juan Zapata (Mateus Uribe) e Jorman Campuzano; Marino Hinestroza, Edwin Cardona (Billy Arce) e Marlos Moreno (Juan Bauza); Alfredo Morelos. Técnico: Javier Gandolfi.

SÃO PAULO: Rafael; Ferraresi, Alan Franco e Sabino; Cédric, Bobadilla (Pablo Maia), Marcos Antônio (Luan), Alisson (Rodriguinho) e Enzo Díaz; Luciano (Ferreirinha) e André Silva (Lucas Moura). Técnico: Hernán Crespo.

ÁRBITRO: Gustavo Tejera (URU).

CARTÕES AMARELOS: Andres Román e Alfredo Morelos (Atlético Nacional); Ferraresi e Alisson (São Paulo).

PÚBLICO E RENDA: Não disponíveis.

LOCAL: Estádio Atanasio Girardot, em Medellín, na Colômbia.