Governo lança plano de R$ 30 bi para ajudar exportadores atingidos por tarifas dos EUA
Pacote inclui crédito barato, compras do governo e incentivo à produção nacional
ECONOMIAO presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai assinar nesta quarta-feira (13) uma medida provisória para ajudar empresas brasileiras prejudicadas pela nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a vários produtos nacionais.
O pacote prevê R$ 30 bilhões em linhas de crédito com juros mais baixos e prazos de pagamento mais longos. A ideia é dar fôlego financeiro para que empresas consigam manter empregos e produção, mesmo vendendo menos para o mercado americano.
Além do crédito, o governo vai aumentar as compras públicas de produtos que não conseguirem ser exportados e exigir que parte do que for produzido no Brasil tenha conteúdo nacional — ou seja, seja feito com insumos e mão de obra do país.
Segundo Lula, o apoio será direcionado principalmente para pequenos exportadores, como produtores de tilápia, frutas e mel. “As grandes empresas têm mais capacidade de se manter”, afirmou o presidente.
O governo também estuda levar a questão à Organização Mundial do Comércio (OMC) e diz que eventuais medidas de resposta contra os EUA serão tomadas com cuidado, para não prejudicar os brasileiros.
As novas tarifas dos EUA começaram a valer no dia 6 de agosto e atingem a maior parte dos produtos vendidos pelo Brasil para o país. Alguns itens, como peças de avião e suco de laranja, tiveram aumento menor, de 10%.