Redação | 12 de agosto de 2025 - 17h45

Festival do Minuto exibe filmes curtos no MIS-MS com sessões acessíveis

Mostra internacional traz produções de até 60 segundos e inclui programação adaptada para pessoas com deficiência

CULTURA
Cena de um dos filmes exibidos no Festival do Minuto, que acontece nos dias 18 e 19 de agosto no MIS-MS. - Divulgação/Festival do Minuto

O Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS-MS) recebe, nos dias 18 e 19 de agosto, o Festival do Minuto, evento pioneiro no formato de filmes com duração máxima de 60 segundos. Criado em 1991, o festival inspirou iniciativas semelhantes em mais de 50 países e reúne hoje um acervo de mais de 35 mil vídeos, incluindo trabalhos de diretores como Anna Muylaert, Tatá Amaral e Beto Brant.

Na segunda-feira (18), a programação começa às 19h com sessão com audiodescrição para deficientes visuais, seguida, às 20h, por exibição legendada para surdos. Na terça-feira (19), a partir das 19h, a mostra será aberta ao público geral. O MIS está localizado no 3º andar do Memorial da Cultura e da Cidadania Apolônio de Carvalho, no centro de Campo Grande.

Segundo o coordenador do MIS, Marcio Veiga, o evento estimula a inovação no audiovisual. “Contar uma história em apenas 60 segundos exige técnica e imaginação. É um formato inovador e o MIS está sempre aberto para receber projetos assim”, afirma.

Desde 2007, o festival é totalmente online, o que ampliou o envio e a exibição das produções. Além das mostras, a iniciativa oferece oficinas para professores e alunos, e promove a Rede Melhores Minutos, que apresenta os trabalhos mais destacados do ano em mais de 250 pontos culturais pelo país.