Umidade em Mato Grosso do Sul chega a nível de deserto
Inmet alerta para índices que podem atingir 12% e recomenda cuidados com a saúde e risco de incêndios
CLIMANesta terça-feira (12), o ar em Mato Grosso do Sul está tão seco que poderia competir com o do deserto do Atacama. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para baixa umidade, que vão até quarta-feira (13). Um deles, de grau “perigo”, cobre grande parte do estado, incluindo Campo Grande e cidades das regiões centro, norte e leste.
No alerta mais grave, a umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 12% até as 18h desta terça-feira, atingindo 57 municípios. No segundo aviso, classificado como “perigo potencial”, os índices ficam entre 30% e 20% e valem para todos os 79 municípios do estado, de hoje ao meio-dia até as 20h de quarta-feira.
O Inmet lembra que níveis tão baixos favorecem incêndios florestais e afetam diretamente a saúde. Entre os sintomas mais comuns estão pele ressecada, irritação nos olhos, boca e nariz, além de desconforto respiratório.
A orientação para enfrentar o clima seco inclui beber bastante água, evitar esforço físico e exposição ao sol nos horários mais quentes, usar hidratante e, se possível, umidificar o ambiente.
Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros, pelo 193.