Bolsonaro pede autorização ao STF para deixar prisão domiciliar e fazer exames de saúde em Brasília
Ex-presidente solicita permissão para exames médicos relacionados a refluxo e soluços, após cirurgia no intestino em abril
POLÍTICA E JUSTIÇAO ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para deixar a prisão domiciliar e realizar uma série de exames médicos no próximo sábado, 16, no hospital DF Star, em Brasília. A defesa de Bolsonaro explicou que os exames são necessários para a reavaliação de sintomas de refluxo e soluços, que têm acompanhado o ex-presidente desde a cirurgia no intestino realizada em abril deste ano, a sétima desde a facada sofrida durante as eleições de 2018.
A solicitação inclui exames de sangue, urina, endoscopia, tomografias, ecocardiograma e ultrassonografias. A defesa alegou, em ofício ao STF, que os exames são parte do seguimento do tratamento medicamentoso e têm como objetivo verificar as condições de saúde atuais de Bolsonaro.
"A solicitação decorre do seguimento de tratamento medicamentoso em curso, da necessidade de reavaliação dos sintomas de refluxo e soluços refratários, bem como da verificação das condições atuais de saúde", informou a defesa no pedido ao Supremo.
A decisão sobre o pedido de Bolsonaro cabe ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. Na semana passada, o ex-presidente teve autorização para receber visitas médicas em sua residência.
A defesa ainda informou que, dependendo dos resultados dos exames, poderão ser indicadas complementações diagnósticas ou novas medidas terapêuticas.
Bolsonaro está cumprindo prisão domiciliar após ser condenado por descumprir uma ordem do STF, que proíbe o uso de redes sociais, inclusive por meio de terceiros.