Thais Porsch | 11 de agosto de 2025 - 21h15

Trump cita Brasília entre capitais violentas em coletiva na Casa Branca

Presidente dos EUA comparou índice de violência de Washington a cidades como Bogotá, Lima, Cidade do México e a capital brasileira

MUNDO
Trump cita Brasília entre capitais violentas em coletiva na Casa Branca - (Foto: Jim Watson/AFP)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, incluiu Brasília em uma lista de “capitais violentas” durante coletiva nesta segunda-feira (11). A declaração foi feita ao anunciar a mobilização de tropas da Guarda Nacional para reforçar a segurança em Washington.

Ao comparar a capital norte-americana com outras cidades, Trump citou Bogotá (Colômbia), Lima (Peru) e Cidade do México (México) como exemplos de localidades com altos índices de criminalidade.

“Washington tem o dobro, o triplo de violência de todas elas. Você gostaria de morar em um lugar assim? Acho que não. As outras cidades são bem ruins, mas não tão ruins quanto Washington”, afirmou o republicano.

A fala ocorre em meio a ações de segurança reforçadas na capital dos EUA, justificadas por Trump como necessárias para conter crimes e episódios de violência que, segundo ele, superam os de outras grandes capitais das Américas.