De Campo Grande a Osaka: como a Missão Ásia está projetando o Mato Grosso do Sul no mundo
Empresários e autoridades de MS participam da Expo Osaka 2025 e buscam ampliar exportações, com foco na proteína animal
MISSÃO ÁSIAA segunda etapa da Missão Ásia começou nesta segunda-feira (11) no Japão. A comitiva, formada por empresários e autoridades públicas e liderada pelo presidente da Fiems, Sérgio Longen, marcou presença na Expo Osaka 2025, evento internacional que reúne negócios e inovação de diversos países.
No pavilhão do Brasil, o grupo foi recebido pelo presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e do International Poultry Council, Ricardo Santin. O encontro tratou de estratégias para ampliar a presença da avicultura brasileira no mercado global, especialmente diante do tarifaço imposto pelos Estados Unidos sobre exportações brasileiras.
Para Sérgio Longen, a viagem é uma forma de abrir portas para os produtos brasileiros e diminuir a dependência de mercados tradicionais. Segundo ele, ações como essa dão segurança ao setor produtivo e mostram o potencial econômico do Estado.
O governador Eduardo Riedel destacou que o Japão é um destino estratégico. Em 2024, Mato Grosso do Sul exportou US$ 116 milhões para o país, sendo US$ 60 milhões apenas em frango. A meta agora é conquistar espaço também para a carne bovina. “A vinda para cá representa a construção de uma relação de confiança. O Japão tem sido parceiro em iniciativas importantes para o Estado e para o Brasil”, disse.
A agenda do dia incluiu também uma visita ao pavilhão da Arábia Saudita, país que sediará a próxima Expo em 2030, onde foram apresentados seu potencial econômico e os preparativos para o evento.
A Missão Ásia começou em 4 de agosto, na Índia, com reuniões comerciais e visitas a empresas e autoridades, com destaque para inovações tecnológicas. Depois do Japão, o grupo segue para Singapura. O retorno ao Brasil está previsto para 16 de agosto.