Thais Porsch | 11 de agosto de 2025 - 19h30

Zelensky diz que Putin não planeja cessar-fogo e prepara novas ofensivas na Ucrânia

Líder ucraniano afirma que Moscou reorganiza tropas e busca apresentar negociações com os EUA como vitória política

MUNDO
Zelensky diz que Putin não planeja cessar-fogo e prepara novas ofensivas na Ucrânia - Foto: Reprodução Internet | CNN Brasil

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta segunda-feira (11) que não vê qualquer movimento do governo russo em direção a um cessar-fogo ou ao fim da guerra. Pelo contrário, segundo ele, o Kremlin está se preparando para novas ofensivas militares.

"Putin está determinado apenas a apresentar um encontro com os Estados Unidos como sua vitória pessoal e, em seguida, continuar agindo exatamente como antes, aplicando a mesma pressão sobre a Ucrânia", escreveu Zelensky em sua conta na rede X (antigo Twitter).

De acordo com o líder ucraniano, não há sinais de que Moscou esteja se preparando para um cenário de pós-guerra. "Pelo contrário, eles estão redistribuindo suas tropas e forças de maneiras que sugerem preparativos para novas operações ofensivas", afirmou.

Zelensky disse ainda que continuará informando os países aliados sobre a situação real no campo de batalha, bem como sobre os movimentos diplomáticos e o planejamento estratégico da Rússia.