Da Redação | 11 de agosto de 2025 - 16h40

Riedel busca ampliar parcerias no Japão e Arábia Saudita para energia limpa e agronegócio

Delegação liderada por Eduardo Riedel articula novos investimentos em gás natural e mercado internacional para proteína animal na Expo Osaka 2025

POLÍTICA
Riedel entregou um ofício ao presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e do International Poultry Council, Ricardo Santin, - (Foto: Reprodução)

O governador Eduardo Riedel (PSDB) cumpre nesta segunda-feira (11) a agenda internacional no Japão com foco em atrair investimentos para energia limpa e agronegócio de Mato Grosso do Sul. A missão nesta manhã inclui encontros com empresas estratégicas e participação na Expo Osaka 2025, considerada vitrine global para negócios no mercado asiático.

No Pavilhão da Arábia Saudita, sede da Expo 2030, Riedel discutiu possibilidades de parcerias estratégicas e oportunidades de investimento, especialmente no setor energético. Segundo o governador, o Estado se destaca não apenas na produção agropecuária, mas também em matrizes energéticas sustentáveis, como o gás natural.

“Nós temos grandes oportunidades de investimento nessa área. Três ou quatro empresas podem apoiar o desenvolvimento dessa matriz energética e, consequentemente, do Estado. Vemos com bons olhos essa parceria que buscamos fortalecer diariamente”, afirmou Riedel.

Já no Pavilhão do Brasil, em Osaka, a comitiva entregou um ofício ao presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e do International Poultry Council, Ricardo Santin, solicitando apoio para ampliar os mercados da proteína animal sul-mato-grossense. A medida busca potencializar exportações e abrir novos canais comerciais no Japão e em outros países asiáticos.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Eduardo Riedel (@eduardoriedel)

"Até o fim do ano, o Brasil deverá exportar carne bovina para o Japão. Mato Grosso do Sul, livre de febre aftosa sem vacinação e reconhecido internacionalmente, está pronto para essa conquista", explica o governador.

A programação inclui reuniões com representantes da Keidanren (Confederação Nacional da Indústria Japonesa) e dos conglomerados Sumitomo e Mitsui, ambos com histórico de investimentos no agronegócio brasileiro. A presença na Expo Osaka 2025 será utilizada para fortalecer a imagem de Mato Grosso do Sul como fornecedor confiável e inovador de produtos e serviços para o mercado asiático.