Patricia Lara | 11 de agosto de 2025 - 15h25

União Europeia estuda novas sanções à Rússia e aumento do apoio militar à Ucrânia

Chefe de Relações Exteriores do bloco, Kaja Kallas, diz que orçamento ucraniano e processo de adesão também estão na pauta

GUERRA NA UCRANIA
UE avalia novas sanções à Rússia e mais apoio militar à Ucrânia, diz Kaja Kallas, incluindo ajuda ao orçamento e à adesão ao bloco. - AFP/JOHN THYS

A União Europeia (UE) está avaliando um novo pacote de sanções contra a Rússia e medidas para ampliar o apoio militar à Ucrânia, informou nesta segunda-feira (11) a chefe de Relações Exteriores do bloco, Kaja Kallas.

Em publicação na rede social X, a representante afirmou que os ministros de Relações Exteriores da UE discutiram formas de reforçar a assistência às necessidades orçamentárias de Kiev e acelerar etapas do processo de adesão do país à União Europeia.

“Os ministros de Relações Exteriores da União Europeia manifestaram apoio aos passos dos Estados Unidos que podem levar a uma paz justa”, registrou Kallas.

A ampliação das sanções e do suporte à Ucrânia ocorre em um momento de intensificação das conversas internacionais sobre possíveis negociações de paz com a Rússia. O bloco europeu mantém, desde o início da guerra em fevereiro de 2022, um regime de sanções econômicas e restrições comerciais contra Moscou, além de fornecer equipamentos militares e treinamento para as forças ucranianas.