Após denunciar exploração infantil na internet, Felca reforça segurança com carro blindado
Vídeo "Adultização" já soma 26 milhões de visualizações e expõe como algoritmos favorecem conteúdo usado por pedófilos; influenciador relata ameaças e diz que teme pela própria segurança
DANDO O QUE FALARO influenciador Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, disse que precisou adotar medidas de segurança pessoal depois de publicar conteúdos que expõem temas sensíveis, como críticas a apostas online e, mais recentemente, a exploração da imagem de crianças nas redes sociais.
No mesmo dia em que divulgou o vídeo “Adultização” — que já ultrapassa 26 milhões de visualizações no YouTube —, Felca contou, em entrevista ao podcast PodDelas, que passou a circular com carro blindado e seguranças para se proteger de ameaças.
“Eu realmente mergulhei no lamaçal. Foi muito aversivo fazer esse vídeo”, afirmou o criador de conteúdo, acrescentando que já recebeu “muitas ameaças” desde que começou a tratar de pautas polêmicas.
Conteúdo de denúncia - Com 50 minutos de duração, “Adultização” reúne denúncias contra influenciadores que abusam da imagem de crianças, expõe como o algoritmo das plataformas facilita que pedófilos encontrem esse tipo de material e inclui a participação de uma psicóloga especializada para explicar os riscos da exposição infantil na internet.
O vídeo também mostra, de forma prática, como determinadas publicações circulam de forma direcionada, criando um ambiente propício para criminosos. Segundo Felca, a pauta é “pouco discutida por quem tem alcance” nas redes sociais, apesar do crescimento desse tipo de conteúdo.
O alcance foi imediato: cinco milhões de visualizações em apenas um dia e ampla repercussão nas redes, mobilizando políticos, entidades e internautas em defesa de maior proteção às crianças online.