Guilherme brilha e Santos vence o Cruzeiro de virada no Mineirão
Atacante marca um gol, dá assistência e garante vitória que afasta equipe da zona de rebaixamento do Brasileirão
BRASILEIRÃOCom atuação decisiva de Guilherme, o Santos surpreendeu e venceu o Cruzeiro por 2 a 1, neste domingo (10), no Mineirão, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante marcou o gol de empate e deu o passe para Caballero definir a virada alvinegra em Belo Horizonte.
O jogo foi marcado por polêmicas de arbitragem. O juiz Wilton Pereira Sampaio distribuiu muitos cartões, anotou faltas contestadas e anulou um gol do Cruzeiro após revisão do VAR. “Jogamos contra 12”, reclamou o goleiro Cássio.
O resultado leva o Santos a 21 pontos, abrindo cinco de vantagem sobre o Vasco, primeiro time na zona de rebaixamento. O Cruzeiro estaciona nos 37 pontos e vê o Flamengo se distanciar na liderança, com 40, e o Palmeiras se aproximar, com 36.
O Cruzeiro começou pressionando, explorando bolas longas às costas da defesa santista. Brazão salvou os visitantes em finalização de Kaiki, mas Fabrício Bruno abriu o placar aos 43 minutos, de cabeça, após cobrança de escanteio.
O Santos quase empatou na sequência, quando Guilherme interceptou saída de bola e deixou Neymar na cara do gol, mas o camisa 10 isolou.
O técnico Cléber Xavier mudou a equipe no intervalo, tornando-a mais ofensiva com Tiquinho Soares, Caballero, Guilherme e Neymar juntos. Aos 17 minutos, Caballero cruzou da direita e Guilherme completou para empatar.
Pouco depois, Kaio Jorge chegou a recolocar o Cruzeiro na frente, mas o gol foi anulado pelo VAR por falta de Matheus Pereira em Zé Rafael na origem da jogada.
Na reta final, o Cruzeiro buscou o ataque, mas acabou exposto. Aos 43, Guilherme dominou lançamento pela esquerda e serviu Caballero, que bateu cruzado para decretar a virada e a vitória santista.
O Santos volta a campo no domingo (17), às 16h, contra o Vasco, pelo Brasileirão. O Cruzeiro joga na segunda-feira (18), às 20h, contra o Mirassol, fora de casa.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 1 x 2 SANTOS
CRUZEIRO: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki Bruno; Lucas Romero (Gabigol), Lucas Silva e Christian (Matheus Henrique); Matheus Pereira, Kaio Jorge e Wanderson (Marquinhos). Técnico: Leonardo Jardim.
SANTOS: Gabriel Brazão; Mayke, Luisão, Gil e Souza; Rincón (Zé Rafael), Bontempo e Rollheiser (Tiquinho Soares); Barreal (Caballero), Neymar (João Schmidt) e Guilherme (Escobar). Técnico: Cléber Xavier.
GOLS: Fabrício Bruno, aos 43 minutos do 1º tempo; Guilherme, aos 17, Caballero aos 43 minutos do 2º tempo.
CARTÕES AMARELOS: Villalba, Kaiki, Christian, Lucas Romero, Zé Rafael, Caballero e Rincón.
ÁRBITRO: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-DF).
PÚBLICO: 59.345 torcedores.
RENDA: R$ 4.144.274,60.
LOCAL: Mineirão, em Belo Horizonte.