Eduardo Rodrigues | 10 de agosto de 2025 - 21h00

Lula e Alckmin discutem pacote de apoio a setores afetados por tarifas dos EUA

Reunião no Palácio do Planalto pode definir medidas para amenizar impacto da taxação de 50% sobre produtos brasileiros

ECONOMIA
Lula e Alckmin discutem pacote de apoio a setores afetados por tarifas dos EUA - (Foto: Breno Esaki/Metrópoles)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta segunda-feira (11), às 17h, com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para tratar do pacote de medidas de apoio a setores impactados pelas tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.

Alckmin participaria do lançamento do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) em São Paulo, mas o evento foi adiado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) devido à convocação para o encontro no Palácio do Planalto. Na semana passada, o vice afirmou que as medidas seriam anunciadas até terça-feira (12).

A agenda de Lula começou com a reunião habitual, às 9h, com o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, e o secretário de imprensa, Laércio Portela. Às 9h30, ele recebeu a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

No período da tarde, às 14h40, o presidente despacha com o secretário especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Marcos Rogério de Souza. Às 15h, participa da cerimônia de entrega do Prêmio MEC da Educação Brasileira, também no Palácio do Planalto.