Marcos Antomil | 10 de agosto de 2025 - 17h35

Palmeiras reage, vence o Ceará de virada e segue na cola do líder Flamengo

Flaco López e Vitor Roque marcaram no Allianz Parque e garantiram três pontos para o time, que ainda vive momento de pressão interna

BRASILEIRÃO
Vitor Roque foi novamente o melhor em campo pelo lado do Palmeiras. E, novamente, não concluiu os 90 minutos. - (Foto: Tiago Queiroz/Estadão)

Após dias de tensão pela eliminação para o arquirrival Corinthians na Copa do Brasil, o Palmeiras voltou a vencer neste domingo (10) pelo Campeonato Brasileiro. No Allianz Parque, derrotou o Ceará por 2 a 1, de virada, com gols de Flaco López e Vitor Roque. O resultado mantém o time na perseguição ao líder Flamengo.

Apesar do triunfo, a atuação não dissipou as críticas sobre o momento da equipe. O Palmeiras voltou a apresentar problemas já conhecidos: excesso de cruzamentos, pouca objetividade nas finalizações, improvisações e decisões contestadas do técnico Abel Ferreira. Vitor Roque, destaque da partida, foi substituído mesmo após marcar o gol da vitória.

Com 36 pontos, o time alviverde segue quatro atrás do Flamengo, que tem um jogo a mais. O Ceará, com 22 pontos, permanece na parte de baixo da tabela.

Antes do jogo, torcedores — especialmente de organizadas — protestaram contra a diretoria, Abel Ferreira e a fase do time. Faixas foram expostas com mensagens como “Acabou a paz” e “Fora, Abel”. Mais cedo, o clube denunciou um ataque com fogos de artifício à Academia de Futebol durante a madrugada.

O Palmeiras iniciou pressionando a saída de bola do Ceará, mas esbarrou novamente na dificuldade para transformar posse em chances reais de gol. A primeira etapa teve poucas emoções, marcada por faltas duras e vaias da torcida no intervalo.

Vitor Roque tenta bicicleta no primeiro tempo, mas fura.  - (Foto: tiago queiroz)

O segundo tempo começou com o Ceará aproveitando um vacilo de Piquerez. Galeano recuperou a bola e tocou para Lourenço, que acertou um belo chute de fora da área, abrindo o placar aos 6 minutos.

A reação palmeirense veio aos 20, após toque de mão de William Machado dentro da área. O VAR recomendou revisão e o árbitro marcou pênalti. Flaco López cobrou com firmeza e empatou. Quatro minutos depois, Mauricio cruzou e Vitor Roque apareceu na pequena área para virar o jogo.

O VAR voltou a ser protagonista entre os 35 e 37 minutos: anulou um pênalti em Vitor Roque por impedimento no início da jogada e invalidou um gol de Aylon, do Ceará, por posição irregular. O time visitante pressionou até o fim, mas o placar se manteve.

O Palmeiras volta a campo na quinta-feira (15), às 21h30, pelas oitavas de final da Libertadores, contra o Universitario, no Estádio Monumental de Lima. Pelo Brasileirão, enfrenta o Botafogo no domingo (18), às 20h30, no Rio. O Ceará joga no sábado (17), às 16h, contra o Red Bull Bragantino, na Arena Castelão.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 2 x 1 CEARÁ

PALMEIRAS: Weverton; Giay, Gómez, Micael e Piquerez; Aníbal Moreno (Emi Martínez), Lucas Evangelista e Mauricio (Khellven); Ramón Sosa (Flaco López), Vitor Roque (Allan) e Facundo Torres (Felipe Anderson). Técnico: Abel Ferreira.

CEARÁ: Bruno Ferreira; Fabiano Souza (Rafael Ramos), Marllon, Willian Machado e Matheus Bahia; Diego, Richardson (Aylon), Lourenço (Nicolas) e Lucas Mugni (Fernando Sobral); Galeano e Pedro Raul. Técnico: Léo Condé.

GOLS: Lourenço, aos 6, Flaco López, aos 22, Vitor Roque, aos 24 minutos do 2º tempo.

CARTÕES AMARELOS: Aníbal Moreno, Richardson e Matheus Bahia.

ÁRBITRO: Lucas Paulo Torezin (PR).

PÚBLICO: 27.358 torcedores.

RENDA: R$2.109.669,20.

LOCAL: Allianz Parque, em São Paulo.