Faustão passa por transplante de fígado e retransplante de rim após internação em São Paulo
Apresentador de 75 anos está internado desde maio; procedimentos foram realizados em dois dias seguidos no Hospital Albert Einstein
GERALO apresentador Fausto Silva, de 75 anos, está internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde 21 de maio. Inicialmente, a internação ocorreu para o tratamento de uma infecção bacteriana aguda, que, segundo boletim médico divulgado em 7 de agosto, já foi controlada.
Nesta semana, Faustão foi submetido a dois procedimentos de alta complexidade: um transplante de fígado, realizado na quarta-feira (6), e um retransplante de rim, feito no dia seguinte, quinta-feira (7). As cirurgias ocorreram em sequência, de acordo com informações do hospital.
O filho do apresentador, João Silva, usou as redes sociais para agradecer as mensagens e orações recebidas. “Meu pai é um cara muito forte, ele inspira a todos os amigos e família. A palavra deste momento é resiliência. Agradecer a Deus por estar dando cada vez mais oportunidade do meu pai se recuperar”, publicou no Instagram.
O retransplante é indicado quando um órgão previamente transplantado deixa de funcionar de forma irreversível. No caso do rim, isso significa que o primeiro órgão recebido não estava mais filtrando o sangue de forma adequada. Entre as causas possíveis para essa perda de função estão rejeição pelo organismo, efeito tóxico de medicamentos imunossupressores ou retorno da doença que levou à necessidade do transplante inicial.
Faustão passou por um transplante de coração em agosto de 2023 devido a insuficiência cardíaca e recebeu um novo rim em fevereiro de 2024. No entanto, pouco tempo após essa última cirurgia, o órgão começou a apresentar sinais de rejeição, obrigando o apresentador a iniciar sessões semanais de hemodiálise.